qui 25/abril/2024 10:51
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Alunos participam do projeto Libra Kids. Foto: PMCI

Alunos da rede municipal de Cachoeiro agora têm aula de Libras

Andréia Pegoretti

O mundo da Linguagem Brasileira de Sinais começa a fazer parte da rotina dos alunos da rede municipal de Cachoeiro. Tem início nesta quarta-feira (18) o projeto piloto “Libra Kids”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

A primeira unidade de ensino a participar da atividade será a Escola Jenny Guárdia, que receberá as aulas até novembro deste ano. Os professores da Gerência de Educação Especial (GEE) serão os responsáveis por conduzirem o aprendizado para as turmas do 5º do ensino fundamental.

O conteúdo abrange alfabeto datilológico, reconhecimento por sinais, sinais básicos de saudações, agradecimentos, cores, família, animais, sinais básicos do ambiente escolar e sinais de verbos e sentimentos.

O projeto visa à inclusão no âmbito escolar, ao possibilitar a interação entre os alunos ouvintes e os estudantes surdos, pelo ensino da segunda língua oficial do país, respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, comentou a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

“Será a possibilidade de os estudantes aprenderem, de forma lúdica e criativa, uma segunda língua, fazendo com que as crianças ouvintes tenham maior proximidade com pessoas surdas. Nesse sentido, acreditamos que esta iniciativa evidenciará novos caminhos, pois os estudantes possuem o desejo de aprender para interagir com os surdos, sendo fundamental no processo de inclusão dentro da educação”, observou.

Expansão

A intenção, informou a secretária, é expandir o curso para todas as escolas municipais. A equipe da Gerência de Educação Especial já realizou um trabalho de introdução ao ensino de Libras na Escola Jenny Guárdia neste mês, e os primeiros resultados se mostraram promissores com o interesse dos alunos no projeto.

“Eu achei muito legal e fácil. A professora me ensinou a falar ‘oi’, ‘boa tarde’, ‘segredo’, ‘bonito’ e ‘Flamengo’. Eu aprendi rápido, muitas coisas em um dia só, mas quero aprender mais”, revela o estudante Nicolas Giuseppe Nicolini Maciel.

Major_CavattiB_23_09_2023

Novas viaturas chegam às cidades do sul atingidas pela enchente para suprir prejuízo de R$ 1,6 milhão

Abril_Verde_Santa_Casa_24_04_04

Abril Verde: Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa para evitar acidentes de trabalho

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Leia mais