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Foto: Alessandro de Paula

Antigo Hotel San Karlo pode ser a sede administrativa da Prefeitura de Cachoeiro

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DiaaDiaES.com.br

Saiu o resultado do julgamento da Chamada Pública 001/2019, da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que objetiva a locação de imóvel para abrigar as unidades da administração num único espaço.

O resultado ainda não é definitivo, uma vez que foi aberto prazo de cinco dias para possível recurso, mas, caso seja mantido, a sede administrativa irá funcionar no prédio do antigo Hotel San Karlo, na Beira Rio.

O período de locação, segundo edital de chamada pública, será de dez anos, prorrogável por igual período. O vencedor foi o San Karlo Hotéis Reunidos. Outros quatro concorrentes foram considerados inabilitados.

Deverão funcionar no novo espaço as secretarias de Administração , Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Trânsito, Desenvolvimento Social, Controladoria Geral, Procuradoria Geral e Agersa.

A observação é que a Secretaria de Desenvolvimento Social, apesar de funcionar em imóvel próprio na Ilha da Luz, deverá ser transferida em função da criação de um parque urbano no local, conforme recomendação do Ministério Público.

Segundo o edital, o objetivo da locação é atender à necessidade de instalação da nova sede administrativa da prefeitura, para reunir num só espaço vários equipamentos públicos, centralizar os trabalhos e otimizar o tempo, com consequente melhoria dos serviços públicos.

A justificativa é que atualmente as unidades da prefeitura funcionam em prédios distribuídos em vários bairros, o que cria obstáculos no que se refere à execução, planejamento e gestão das políticas públicas.

Parte das secretarias está situada no Palácio Bernardino Monteiro que congrega, além dos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, as secretarias de Cultura, Governo, Modernização e Análise de Custos.

Há intenção de transformar o prédio em museu, já que a estrutura foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1985. A Secretaria de Cultura, possivelmente, continuará no local.

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