A Casa Azul, que tem como objetivo dar suporte a pais com filhos autistas, já está funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no Bairro Ferroviários, em Cachoeiro de Itapemirim, próximo à Casa de Apoio aos Portadores de Câncer.
O anúncio foi feito durante sessão da Câmara Municipal pela presidente da Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e do Sul do Espírito Santo (Apaches), Edna Figueiredo, a convite do vereador Allan Ferreira (PRB).
De acordo com ela, no local são disponibilizadas consultas com psicólogos, terapeuta ocupacional e apoio pedagógico.
“O atendimento é gratuito para famílias de baixa renda. Para ter a carteira, a taxa é de R$ 30,00”, disse Edna, que ainda agradeceu o apoio da Primeira Igreja Batista para funcionamento do espaço.
Segundo Edna, em Cachoeiro existem atualmente 200 famílias autistas, 145 alunos na rede pública e cerca de 60 na rede particular, fora os muitos adultos sem diagnóstico.
“Autismo não é doença, é uma síndrome genética que não tem cura, e a maioria possui essa síndrome no grau leve. Então, os autistas têm uma possibilidade de vida normal. Se permitam conhecer um autista, zelem pelas nossas leis. Hoje temos dificuldade com professor de apoio e precisamos lutar por um Centro de Referência de Atendimento ao Autista em Cachoeiro”, disse Edna.
Centro de atendimento
O vereador Allan Ferreira destacou que a implantação de um Centro de Atendimento ao Autista é uma preocupação do seu mandato. “Nós estamos atentos. Essa é uma luta que também é nossa”, disse.
O presidente da Câmara, Alexon Soares Cipriano (Pros) enfatizou a disponibilidade dos vereadores em somarem esforços para as lutas que tragam benefícios coletivos e parabenizou a Apaches pelo trabalho.
“Todos os avanços da sociedade ocorrem porque a sociedade dá as mãos e estamos aqui para darmos a nossa contribuição. As leis necessárias e de nossa competência serão apresentadas e as demandas serão avaliadas com muita atenção”, disse Alexon.