Moradores do Sul capixaba já podem recorrer ao aplicativo APP 190 ES para solicitar serviços policiais. A ferramenta foi lançada nesta quinta-feira (10) pelo governo do Estado e pretende ampliar os canais de comunicação da população com as forças de segurança.
A tecnologia estará disponível nos sistemas Android e iOS. Depois de instalado o aplicativo, o usuário precisa preencher alguns dados, como o contato telefônico, e-mail e número da carteira de identidade. Também é solicitado o acesso a localização do cidadão por meio do aplicativo.
É a partir desta tecnologia que o atendente consegue saber o local exato a ocorrência.
Para fazer o chamado, bastam dois cliques, um para abrir o programa e outro para solicitar o serviço, para que o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) seja acionado.
Essas facilidades, segundo o governador do Estado, Renato Casagrande, permitem que o tempo-resposta das forças policiais seja mais rápido.
“A hora que ligar, através do aplicativo, já vai aparecer na tela do atendente o nome da pessoa que está ligando e a localização dela. Isso facilitará o despacho para a polícia, facilitará a vida de quem precisa dela [da polícia] e nos dará mais efetividade e eficiência no trabalho da polícia”, disse Casagrande.
Trotes
Além da agilidade no atendimento, a expectativa é que a tecnologia ajude a reduzir a incidência de trotes para o Ciodes. A Secretaria de Segurança do Estado, estima que 15% das ligações recebidas pelo Centro, são de ocorrências falsas.
“A gente espera que reduza sim [o número de trotes]. O trote é um desserviço à sociedade, e a gente aproveita para fazer esse pedido para que as pessoas não ocupem estações de trabalho, de atendimento, de despacho de recurso e de deslocamento de uma viatura, seja da Polícia Militar, Civil ou Corpo de Bombeiros, para um evento que não é verdadeiro”, destaca o secretário da pasta, Roberto Sá.
Por enquanto, o serviço do aplicativo está disponível nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Castelo, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Muqui, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Anchieta, Piúma, e Iconha. Na região da Grande Vitória o serviço também pode ser utilizado. A expectativa é ampliar a tecnologia para todos os municípios.
“Nós encontramos uma área de cobertura digital muito restrita do ponto de vista do tri-dígito. 190, 191 193. No interior do estado, a cobertura é analógica ainda, então haverá uma expansão. Já há uma conversa com as operadoras para que a gente possa permitir que o cidadão do interior utilize esse serviço analógico e a própria polícia militar tenha condições receber essas ligações em uma central de atendimento e despacho.”
Outras melhorias futuras também estão previstas, como o acesso aos boletins de ocorrência registrados nas delegacias.