A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu na segunda-feira (4) uma carga proveniente da China com 52.800 mil testes PCR, que haviam sido adquiridos no início do mês de abril. Eles foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) para a realização de testagens do novo coronavírus (Covid-19).
Com a chegada da carga, o laboratório conta com mais de 90 mil testes disponíveis. De acordo com o subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Rafael Grossi, o Estado contou com o apoio de uma empresa, que realizou o traslado para a elaboração de uma nova rota para retirada da carga do país de origem.
“Executamos uma rota nova para que evitássemos quaisquer espécies de confisco devido à importância do material diante do cenário mundial”, disse.
Caminho até o Brasil
A carga saiu da China no dia 26 de abril, a caminho de Hong Kong, uma opção devido à superlotação dos aeroportos chineses e reprogramações de voos que estavam acontecendo no país. De Hong Kong, a carga passou por Amsterdã, na Holanda, até chegar ao Brasil, com desembarque em Guarulhos (São Paulo), na última quinta-feira (30).
Devido à limitação nos voos com destino à Vitória, os testes foram escoltados até o Estado via transporte terrestre. Na segunda-feira, a carga recebeu liberação por parte da Receita Federal e foi encaminhada ao Lacen-ES.
Toda a operação logística foi realizada pelo governo do Estado e três empresas capixabas. A Medlog Consultoria e Logística Aduaneira, com a liberação da carga na China e no Brasil; a Radar Logistics, pelo transporte aéreo da mercadoria até o Brasil, e a Sgaria, uma das responsáveis pela compra.