De pequenos chaveiros a roupas, artigos religiosos e peças em madeira, o artesanato encanta e atrai consumidores com uma rica variedade de produtos feitos à mão. E eles estão presentes, com destaque, na ExpoSul Rural 2019, que acontece até domingo (14), no Parque de Exposições de Cachoeiro.
O artesanato pode ser conferido na ExpoSul em estandes exclusivamente dedicados a esses produtos – dois deles com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e um com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) – e junto a outros expositores, reunindo trabalhos de mais de 60 artesãos e artesãs de Cachoeiro e todo o sul do estado.
“Temos produtos de todos os tipos e para todos os gostos. Turistas se interessam bastante por objetos que remetem à nossa terra, como os bordados com a Pedra do Frade e a Freira. Algumas mulheres idosas gostam muito dos artigos religiosos, e outras mais jovens se atraem pelas roupas. Já as crianças ficam doidas com os bonecos e bonecas”, afirma a artesã e vice-presidente da associação Artesanato Cachoeiro de Itapemirim (Arteci), Beatriz Lourenço Rosa.
A professora Giovana Pessini Dillen foi uma das visitantes da ExpoSul que demonstrou bastante interesse no artesanato. “Eu vi num estande um produto feito com palha de fé, muito bonito, algo que nunca tinha visto. Pretendo comprar algumas coisas que eu gostei”, disse Giovana.
“A ExpoSul serve como uma grande vitrine para o artesanato, por ser um evento de grande alcance, conectado com outras atividades produtivas e que investe em conhecimento”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.
Capacitação
Além de expor e vender produtos, os profissionais de artesanato têm a oportunidade de participar de atividades de capacitação voltadas diretamente para sua área de atuação. A artesã Maura Bessi, de Piúma, aproveitou a tarde desta quinta-feira (11) fazendo um curso de artesanato com escamas de peixe, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES).
“Essa é uma técnica nova que eu estou aprendendo. A ExpoSul é um evento muito bom, tanto para comercializar quanto para aprender um pouco mais”, comentou Maura.