qui 25/abril/2024 19:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Até quando? Roubo de trilhos se repete, desta vez no município de Vargem Alta

redacao
Redação Dia a Dia

A exemplo do que vem acontecendo em outros trechos de linha férrea, especialmente em Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua, também no sul do Estado, criminosos estão roubando trilhos em Vargem Alta. O crime foi denunciado pela Prefeitura, que registrou boletim de ocorrência,

Os trilhos roubados ficavam na região de Guiomar, no trecho que liga a comunidade de São Benedito, interior do município, a cerca de oito quilômetros do Centro da cidade. Outro trecho em Cobiça também já havia sido roubado.

As marcas são recentes, o que mostra que os criminosos furtaram há pouco tempo. Até sobras de solda foram deixadas no local.

Cerca de 300 metros dos trilhos da ferrovia foram arrancados. A  Prefeitura crê que é uma quadrilha especializada que está praticando este crime pela região. Provavelmente a operação é realizada à noite e o local é afastado de residência e de fácil acesso.

Segundo a Prefeitura, ela está tentando todos os caminhos viáveis para que esse patrimônio não seja destruído. Na segunda-feira, dia 11 de julho, o prefeito Elieser, esteve em Brasília, junto com uma comitiva de representantes de outros municípios, e protocolaram pedido de cessão de trechos da antiga via férrea Leopoldina.

O prefeito Elieser Rabello diz que é triste e lamentável ver uma situação dessa, e que o município está lutando desde que assumiu a prefeitura para não perder esse patrimônio que faz parte da história de Vargem Alta.

“Participamos de diversas reuniões buscando apoio para a causa, nos unimos com os demais municípios por onde os trilhos passam, fomos a Brasília neste mês buscar uma solução no Ministério da Infraestrutura. Esse patrimônio precisa ser preservado”, afirmou o prefeito, Elieser Rabello.

A Prefeitura, além de registrar o boletim de ocorrência, entrou em contato com a concessionária que administra o trecho da ferrovia informando o ocorrido.

 

Amigos da Ferrovia

Quem também lamenta profundamente esse roubo são alguns amigos que se autodenominam @amigosdaferroviaes, que por amor à história do trecho ferroviário, e pela preservação de sua memória, limpam voluntariamente o trecho onde parte dos trilhos foram roubados.

Um dos representantes do grupo, que preferiu não se identificar, diz que o objetivo do trabalho voluntário, com gastos do próprio bolso ou com apoio de amigos, é tornar acessível alguns pontos, para que as pessoas possam conhecer e valorizar a nossa história e conhecer as belezas da região.

“Espero que haja fiscalização, que a administradora volte com as rondas, que as prefeituras possam ajudar, que a punição para esses roubos possam ser mais rígidas”. destaca o voluntário, que limpou todo o trecho até Cobiça.

 

O que diz a concessionária VLI

O jornal Dia a Dia já acionou por e-mail, diante de outros roubos em Mimoso do Sul, a concessionária VLI, responsável pela gestão das ferrovias.

Por e-mail, ela disse que monitora de forma permanente a extensão ferroviária por intermédio de equipes de proteção ao negócio.

Mesmo diante desta resposta, não se viu ação contra o roubo de mais de 30 km de trilhos entre Mimoso do Sul e D. América, onde talas de junção e os próprios trilhos foram completamente roubados.

Respondendo sobre esse roubo recente de trilhos em Vargem Alta, a VLI disse textualmente ao denunciante, representante do Amigos da Ferrovia, que “esteve no local conforme  referência no histórico de e-mail e denúncia.

Assegurou que as ações realizadas pela equipe de Proteção ao Negócio foram a intensificação de rondas no local com apoio da Polícia Militar.

Assegura ainda que fez  o registro dos furtos identificados na região de referência, e tem ofício protocolado junto à Polícia Militar denunciando os crimes e solicitando apoio das autoridades.

E também que protocolou ofício junto a Polícia Civil, alimentando de novas informações para enriquecimento de inquérito que já está em andamento referente aos crimes contra a ferrovia.

 

SAIBA MAIS

A Ferrovia

A malha ferroviária que corta, em parte, o Município de Vargem Alta, foi projetada para estabelecer a ligação entre a capital, Vitória, e a região sul do Estado, a principal em produção cafeeira ao final do século XIX.

O início de sua construção data de 1892, tendo seu primeiro trecho ficado pronto em 1895, ligando Vila Velha (ponto inicial) a Viana, tendo sido o segundo traçado completado até Cachoeiro de Itapemirim em 1910.

Atualmente, essa ferrovia centenária atravessa os municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivacqua, Muqui e Mimoso do Sul.

Percorre serras e vales compostos por paisagens de grande potencial turístico. Seja pelo seu longo tempo em atividade, pelos locais belíssimos por onde passa e pelo seu papel na formação histórica do Espírito Santo, ela ajuda a compor a identidade do Estado. Configura como lugar de memória, constituindo-se em patrimônio cultural.

 

Veja outras matérias sobre o roubo de trilhos:

https://diaadiaes.com.br/policia-apreende-caminhao-com-trilhos-roubados-de-ferrovia-em-atilio-vivacqua/

https://diaadiaes.com.br/paulo-thiengo-a-voz-que-clama-no-deserto-em-defesa-das-ferrovias/

https://diaadiaes.com.br/roubo-de-trilhos-historia-ferroviaria-esta-virando-ferro-velho-no-sul-do-es/

 

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Leia mais