Atletas capixabas participam da mais antiga prova do ciclismo brasileiro

Atletas capixabas participam da mais antiga prova do ciclismo brasileiro
Atletas capixabas participam da mais antiga prova do ciclismo brasileiro
Redação Dia a Dia

Ciclistas capixabas da Equipe Costelo, entre eles o cachoeirense Alexandre Cardoso, disputam nos dias seis e sete de novembro, em Campos dos Goytacazes, a 76ª Prova de São Salvador.  A largada e o circuito ficam na praça central do município.

Criada em 1944 por Geraldo Maria Ferraioulli para homenagear os veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a prova reúne os melhores atletas de vários estados do país e até do exterior.

“Isso faz com que a vitória seja sempre muito difícil, mas iremos com a força máxima para mais uma vez conquistar o local mais alto do pódio”, destaca o atleta Jacks Santos, que migrou das provas de automobilismo para o ciclismo há cerca de um ano.

 

Prova contra o relógio

No dia seis será realizada a prova de CRI (contra-relógio-individual),  em que o ciclista corre sozinho e tem que cumprir o percurso no menor tempo possível.

Já no dia sete ocorre a prova principal, em que os ciclistas largam em pelotões e disputam entre si, envolvendo estratégias diversas e muita adrenalina.

“Estaremos presentes em diversas modalidades, sempre buscando o posto mais cobiçado do pódio. É uma prova para velocistas, em circuito com chegada em uma ampla reta e levemente inclinada, o sprint final é sempre emocionante”, ressalta Jacks Santos.

 

Alexandre Cardoso e a prova de São Salvador

O ciclista cachoeirense, que pedala profissionalmente desde a adolescência,  já foi campeão da Prova de São Salvador em 2007 e 2018.

Ele participa da prova pelo menos desde 1994, quando foi eleito o atleta mais disciplinado da competição. Alexandre conquistou também o 3º lugar nas provas de 1997, 2000 e 2009,  o 4º lugar em 2008 e o 5º lugar em 2010.

 

Copa Capixaba de MTB

O ciclista Alexandre Cardoso venceu a última etapa da Copa Capixaba de MTB na Categoria Master B2 e é o campeão capixaba.

A prova foi realizada em Itaúnas no sábado e domingo (30 e 31). Os atletas percorreram 71 km no sábado e 50 km no domingo, pelas trilhas do município no norte do estado.

Alexandre conta que o tempo estava firme, com muito sol e calor, o que exigiu muito esforço. O filho do campeão capixaba, Alexandre Fiório Cardoso, conquistou o 3º lugar na Categoria Super Elite.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias