Foi confirmado nesta quarta-feira (8) o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil, em São Paulo. O paciente é um homem de 41 anos que esteve recentemente na Espanha.
A informação foi divulgada pelo secretário Nésio Fernandes em seu canal do Telegram. Segundo a notícia divulgada por ele, o homem que contraiu a doença está em isolamento no hospital Emílio Ribas.
A prefeitura paulistana monitora um outro caso suspeito de uma mulher de 26 anos. O Ministério da Saúde emitiu nota afirmando que há sete casos suspeitos sendo monitorados no país.
Os casos estão nos estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Com exceção de dois casos em Rondônia, os outros estados têm um caso suspeito cada um.
SAIBA MAIS
Quais são os sintomas?
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
As manifestações clínicas geralmente se desenvolvem no intervalo de cinco a 21 dias após a infecção (período de incubação), com infecção geralmente de natureza leve a moderada e pode ser dividida no período febril (0-5 dias) e no período de período de erupção cutânea (dentro de 1-3 dias após o aparecimento da febre).
Como é transmitida?
Entre humanos ocorre principalmente por meio de gotículas (partículas respiratórias que requerem contato pessoal prolongado), contato com lesões de pele, fluidos corporais de uma pessoa infectado ou por contato com objetos recentemente contaminados por fluidos do paciente ou material de lesão (como roupas e lençóis).