sáb 20/abril/2024 21:09
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Marcelo Santos destacou papel do eleitor como fiscal do processo eleitoral / Foto: João Caetano Vargas

Cachoeiro e Anchieta têm palestra sobre eleições

redacao
Redação Dia a Dia

Responder a questionamentos sobre o que pode ou não ser feito durante a pré-candidatura para as eleições. Sanar todas as dúvidas sobre o  processo eleitoral. Formar cidadãos que conheçam seus direitos de fiscalizar e escolher melhor os seus representantes.

Com esses objetivos, foi aberta a terceira apresentação do advogado Marcelo Nunes no ciclo de palestras sobre a nova legislação eleitoral, na direção do presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos).

Nesta sexta-feira (23) foi a vez de o município de Cachoeiro de Itapemirim sediar o evento, abrangendo a Região Sul do estado.

“A participação popular demonstra claramente que o cidadão quer conhecer como funciona o regramento eleitoral, principalmente (para atuar) como fiscal. Não basta apenas a Justiça Eleitoral cumprir o seu papel, se ela tiver o apoiamento de cidadãos conscientes do seu papel no processo eleitoral, e mais ainda, conhecedores do regramento, nós teremos uma eleição mais limpa”, afirmou o presidente.

“E é esse o resultado que nós almejamos. Ou seja, eleições limpas, candidatos que conheçam as regras, que saibam o que pode e o que não pode fazer e cidadão atualizado. Eu fico muito feliz pelo projeto que nós apresentamos para a sociedade. A gente percebe pela grande adesão aqui em Cachoeiro, em plena sexta-feira, com a casa cheia”, complementou o parlamentar.

Redes sociais

Um dos principais assuntos abordados pelo advogado Marcelo Nunes – a regra para o uso das redes sociais por candidatos e eleitores – despertou muito interesse nos participantes.

O deputado Allan Ferreira (Podemos), que é do município de Cachoeiro de Itapemirim, comentou sobre o assunto.

“Muita gente me pergunta o que pode ou não ser feito durante a pré-candidatura. É um tema de muita relevância, nós estamos prestes a começar já com as campanhas. Quando você recebe esse nível de informações, você fica mais confortável. Principalmente hoje, com as redes sociais, saber como pode ser usado esse recurso. Pra mim é importante estar aqui e buscar ainda mais conhecimento, nós recebemos uma verdadeira aula”, disse o parlarmentar.

O chefe do Legislativo de Cachoeiro, Brás Zagotto (Podemos), agradeceu a iniciativa da Assembleia Legislativa.

“Trazer conhecimento para nós é importantíssimo. Tem até presidente de partido que não sabe como vai funcionar o processo eleitoral. Então estou feliz pelo nosso município estar recebendo esse evento, vai ser útil para partidos, candidatos e assessores saberem como proceder nas eleições de 2024”, avaliou o vereador.

Anchieta

Na quinta-feira (22), a palestra foi realizada em Anchieta, abrangendo a região Litorânea Sul do Espírito Santo. O prefeito do município, Fabrício Petri (PSB), falou sobre o caráter orientativo das palestras.

“Parabenizar a Assembleia por estar fazendo, em diversos municípios, de forma regionalizada, esse circuito de palestras, para orientar não só o cidadão, mas sobretudo os candidatos do pleito agora de 2024”, comentou.

“Para que tudo ocorra com segurança, para que os candidatos possam ter tranquilidade e ciência das suas chances, já que constantemente a legislação eleitoral muda, especialmente para os fins de quociente eleitoral. Isso tudo acaba trazendo um pouco mais de tranquilidade para o candidato e também para os partidos”, concluiu o prefeito.

Palestras

A palestra realizada em Cachoeiro encerrou a primeira semana desse ciclo, que está sendo realizado pela Ales, por meio das diretorias da Casa dos Municípios e de Relações Institucionais. Durante as apresentações, o advogado e especialista em direito eleitoral Marcelo Nunes esclarece sobre temas como uso de material visual, redes sociais, quociente eleitoral, composição de chapas, divulgação de pesquisas, uso de recursos, prestação de contas, entre outros assuntos pertinentes ao regramento eleitoral.

Confira a agenda das próximas palestras

28/02 Santa Teresa
06/03 Nova Venécia
07/03 Conceição da Barra
08/03 Colatina
14/03 Ales
21/03 Linhares

Tentativa_homicídio_Jerônimo_Monteiro_20_04_24

Marido atira na esposa e depois tenta se matar, em Jerônimo Monteiro

MimosodoSul_telhado

Lei garante apoio psicológico para vítimas de desastres naturais

Robo Versius_Heci_20_04

Hospital Evangélico Cachoeiro alcança a marca de doze cirurgias robóticas

atendimentos emergenciais_Mimoso_Sul_19_04

Mais de 3,7 mil atendimentos emergenciais de saúde já foram realizados em Mimoso

Apreensão_Piúma_19_04_24

Polícia Civil de Piúma prende liderança do tráfico no bairro Piuminas

Poema de Cores_Cachoeiro_19_04

Exposição ‘O Poema das Cores’ chega a Cachoeiro de Itapemirim

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Leia mais