seg 8/agosto/2022 03:32

Cachoeiro quer atender mais de 20 mil pessoas que não se vacinaram contra a gripe

Cachoeiro quer atender mais de 20 mil pessoas que não se vacinaram contra a gripe
Redação Dia a Dia

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 24 de junho a campanha de vacinação contra a gripe para o público prioritário e Cachoeiro segue trabalhando para alcançar a meta de 95% de moradores vacinados.

Os grupos-alvo são crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, idosos, professores, profissionais da área de saúde, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, funcionários do transporte coletivo, caminhoneiros e outros considerados suscetíveis à infecção pelo vírus influenza e a complicações da gripe.

A cobertura vacinal da população-alvo no município – estimada em 55 mil pessoas – é de pouco mais de 48% (quase 27 mil doses aplicadas).

Quem faz parte desses grupos e ainda não se imunizou neste ano deve procurar unidades básicas de saúde com sala de vacinação – veja lista abaixo – ou a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu para receber a dose.

O atendimento é feito das 8h às 15h, de segunda a sexta, e é preciso apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação.

Para alcançar a meta de 95% de todos esses públicos, a Secretaria Municipal de Saúde tem lançado mão de estratégias diversas.

Na quinta-feira passada, por exemplo, estendeu o horário de atendimento nas salas de vacinação até as 19h. Além disso, realiza trabalho de busca ativa, em que equipes vacinam idosos acamados em casa, alunos em creches e atuam em centros comerciais e supermercados, aproveitando o grande fluxo de pessoas nesses locais.

Mas, para alcançar os resultados necessários, o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, frisa que é preciso maior adesão da população-alvo.

Wingler enfatiza que vacinar é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas da gripe e de suas complicações, que podem levar pessoas mais vulneráveis a óbito e contribuem para sobrecarregar os serviços de saúde.

“Precisamos melhorar a cobertura vacinal de todos os grupos, para ampliarmos, ao máximo possível, a proteção coletiva”, explica.

 

SAIBA MAIS

Unidades com sala de vacinação

UBS Aquidaban

UBS Aeroporto

UBS IBC

UBS Novo Parque

UBS Abelardo Machado

UBS Gilson Carone

UBS Village da Luz

UBS Amaral

UBS Alto União

UBS São Luiz Gonzaga

UBS BNH de Baixo

UBS BNH de Cima

UBS Zumbi

UBS Paraíso

UBS Coramara

UBS Nossa Senhora Aparecida

UBS Elpídio Volpini

UBS Otton Marins

Interior

UBS Soturno

UBS Burarama

UBS Pacotuba

UBS Córrego dos Monos

UBS Itaoca

UBS Conduru

Ultimas Notícias