seg 16/maio/2022 11:39

Cachoeiro realiza ações a partir de hoje para marcar o Dia Mundial do Autismo

Cachoeiro realiza ações a partir de hoje para marcar o Dia Mundial do Autismo
DiaaDiaES.com.br

A partir de 9 horas desta terça-feira (2) uma série de ações de conscientização e esclarecimentos estará sendo realizada na Praça Jerônimo Monteiro, Centro de Cachoeiro, pela passagem do Dia Mundial do Autismo.

A ação é realizada pela Prefeitura de Cachoeiro e é fruto de parceria com a Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e do Sul do Espírito Santo (Apaches), Centro Universitário São Camilo e a Primeira Igreja Batista de Cachoeiro (PIB).

Segundo a Apaches, quem passar pelo local poderá esclarecer dúvidas e se informar melhor sobre o que é autismo, em contato direto com membros da associação – pais de filhos autistas. Também será feito cadastro de famílias que necessitam e queiram se associar ao grupo.

O Centro Universitário São Camilo, parceiro do evento, disponibilizará a coordenação e alguns alunos do curso de Psicologia.

Eles prestarão esclarecimento sobre como é feito o diagnóstico e como devem ser os acompanhamentos médico e disciplinar para a melhor qualidade de vida do autista.

Também estará no local a psicopedagoga Sônia Mara Costa Soares, que comanda, na Primeira Igreja Batista (PIB), uma Roda de Conversa intitulada “Papo de mãe”, voltada para pais de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo

A atividade na praça integra a 1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo, uma das medidas da Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), instituída pela lei nº 7608, publicada no ano passado.

Nesta segunda-feira (1), na escola Zilma Coelho, que fica no bairro Ferroviários, foi apresentada a palestra “Afetividade, um olhar sensível para pais e ou responsáveis”, ministrada pelo professor e terapeuta Paulo Arantes.

Durante a semana, as ações continuam nas escolas da rede municipal de ensino, organizadas pelas professoras das Salas de Recursos Multifuncionais, locais onde alunos com necessidades educacionais especiais são atendidos com atividades pedagógicas complementares. Às famílias de todos os estudantes serão enviados panfletos educativos.

Além disso, aos alunos serão exibidos histórias e vídeos sobre a temática; e haverá rodas de conversas em que os pais e responsáveis serão convidados a refletir sobre o autismo e a educação inclusiva.

No domingo (7), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) promoverá a Caminhada de Conscientização do Autismo, aberta à participação de todos.

O ponto de partida será a Praça Jerônimo Monteiro, Centro, com destino à Praça de Fátima. Lá, serão realizadas atividades divertidas e interativas para a criançada e família, como gincana esportiva (entre pais e filhos) e a distribuição de pipoca, picolés e algodão-doce. Por fim, está prevista uma revoada de balões azuis.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias
%d blogueiros gostam disto: