Principal competição estudantil do Estado, os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) começam daqui a 15 dias, com a realização das etapas regionais das modalidades coletivas. Mas, enquanto a competição não começa, atletas que participaram recentemente do torneio seguem colhendo os frutos dos seus trabalhos.
Artur Louzada Machado e Maria Clara Lourenço, ambos com 16 anos, foram convocados para representar a Seleção Brasileira de Basquete sub-18 que vai representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Rosário, na Argentina.
Artur, que atua como armador pelo Instituto Viva Vida, de Vila Velha, ainda vai participar dos JEES este ano, pelo Colégio Marista, também de Vila Velha. Campeão da última edição do torneio, realizada em 2019, ele comentou a importância da convocação.
“Estou muito feliz de ter essa oportunidade. É algo bem novo para mim, minha primeira convocação. Fiquei muito feliz, principalmente por ser convocado jogando aqui no Espírito Santo, que é um centro menor de basquete comparado a outros locais como Rio de Janeiro e São Paulo”, disse.
Mesmo debutando na Seleção, o atleta já sabe quais os principais objetivos para o torneio em Rosário. “A expectativa é sempre tentar vencer, colocar o Brasil no topo. Precisamos ficar atentos às equipes da Argentina, que sempre vêm fortes, além da Colômbia e Chile”, frisou.
Já Maria Clara, que atuou por anos pela Escola Nice de Paula, de Vila Velha, agora defende o Mampituba, de Santa Catarina. A atleta, que foi vice-campeã nacional dos Jogos Escolares, em 2018 e 2019, também celebrou a convocação e reforçou a importância da competição estudantil em sua carreira.
“Uma convocação é sempre importante para um atleta. Isso nos faz perceber que estamos no caminho certo, e nos desperta a vontade de querer evoluir cada dia mais. Os Jogos Escolares é campeonato que transforma a vida de cada criança que participa. Vivenciamos experiências que nos preparam para encarar desafios maiores e foi nos Jogos Escolares que fui “vista” por uma auxiliar técnica da Seleção Brasileira pela primeira vez, em 2019. E a partir do momento que eu percebi que tinha capacidade, me dediquei 100%”, detalhou a atleta.
Agenda
Os dois capixabas e os demais convocados se apresentam a Seleção no dia 20 deste mês, no Rio de Janeiro, onde ficarão treinando até embarcarem para a Argentina. O campeonato será disputado entre os dias 28 de abril a 8 de maio.
A competição reunirá 2.500 atletas de 15 países do continente e será realizada em um mesmo local, no Parque da Independência. O Brasil terá atletas nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete 3×3, boxe, ciclismo, escalada, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol de praia, hóquei na grama, judô, karatê, levantamento de pesos, natação, patinação artística, patinação velocidade, rúgbi, skate street, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling.
Jogos Escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) voltam a ocorrer após dois anos sem serem realizados, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Principal competição estudantil do Estado, os jogos envolvem todos os 78 municípios capixabas e contam com disputas em diversas modalidades, como, por exemplo, vôlei, handebol, basquete, futsal, ginástica rítmica, natação, ciclismo, karatê, judô, entre outros.
As disputas das modalidades coletivas já começam no dia 26 deste mês, nas duas primeiras regionais: Alegre e Santa Teresa. A competição segue até o fim de maio, nas demais regionais: Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Domingos Martins, Linhares, São Mateus e Vila Velha sediarão os jogos entre 26 de abril a 29 de maio.