dom 3/março/2024 06:58
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação

Carretas itinerantes estacionam em 7 cidades com cursos profissionalizantes

redacao
Redação Dia a Dia

Manutenção de smartphones; montagem e manutenção de notebooks; informática para jovens; criação de websites, confeitaria diet e light; culinária básica para escolas e lembrancinhas comestíveis.

Esses são os cursos profissionalizantes transportados pela carreta itinerante do programa Qualificar ES na estrada. Estão sendo ofertados 455 vagas, distribuídas nos eixos de Gastronomia e Tecnologia da Informação.

Ao todo, os veículos vão atender oito municípios e suas regiões. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ES).

As aulas vão ser ministradas por meio do programa programa de educação profissional do estado Qualificar ES, nas  cidades de Alegre, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Guaçuí, Montanha, Ponto Belo e Serra vão receber as carretas.

Quem reside no entorno desses municípios também vai poder aproveitar a oportunidade para se qualificar.

Cursos

Os cursos serão divididos em dois eixos: gastronomia e tecnologia da informação. O eixo gastronômico vai estacionar nos municípios de Domingos Martins e Serra com três cursos: Confeitaria diet e light; Culinária básica para escolas; e Lembrancinhas comestíveis.

Já a área de TI vai chegar às cidades de Alegre, Alfredo Chaves, Guaçuí, Montanha, Ponto Belo e Serra. Os cursos ofertados serão: Manutenção de smartphones; Montagem e manutenção de notebooks; Informática para jovens; e
Criação de websites.

Para o município de Domingo Martins, as inscrições ocorrem até o próximo dia 23 de janeiro; em Guaçuí o período de inscrição vai até o próximo dia 21 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas no site www.qualificar.es.gov.br.

Em Domingos Martins, as aulas começam no dia 05 de fevereiro e vão até 20 de março. Já no município do Caparaó Capixaba, as aulas começam no próximo dia 24 de janeiro com previsão de término no início do mês de março.

Parceria reforçada

Na manhã desta terça-feira, o governador do estado, Renato Casagrande; o secretário da Secti/ES, Bruno Lamas; e representantes do Senac/ES realizaram uma visita à carreta que vai ofertar os cursos do eixo de Tecnologia da Informação.

Para Casagrande, além de fortalecer a parceria com o Senac/ES, a nova iniciativa vai permitir que o aluno possa empreender ou aproveitar mais oportunidades no mercado de trabalho.

“É aumentar a produtividade.O trabalhador capixaba vai poder empreender, vai poder trabalhar em uma empresa produzindo mais. Isso dá competitividade ao nosso estado. O Qualificar ES já está presente em todo o estado e com essa iniciativa estamos fortalecendo a parceria com o Senac”.

Alta demanda na qualificação

O secretário da Secti, Bruno Lamas, pontuou que as carretas vão chegar em pessoas que o Qualificar ES ainda não alcançou. “Essa parceria é saudável, as carretas são modernas, Além disso, proporcionam flexibilidade e um alcance em regiões, comunidades, pessoas, que por algum motivo não foram alcançadas pelo Qualificar”, disse.

Bruno ainda completou com o que espera ao fim dos cursos. “Nossas expectativas são mais pessoas formadas e qualificadas. O estado tem potencial, a geração de trabalho, emprego e renda tem crescido de forma recorde com a abertura de empresas, negócios, e isso demanda cada vez mais ações do governo para a educação profissional e qualificação da mão de obra”, finalizou.

O Diretor Regional do Senac/ES, Richardson Schimttel, reforçou que os cursos também contribuem para o fortalecimento do estado. “Os cursos são oportunidades de qualificação, que ajudam a melhorar a economia e
o crescimento do estado do Espírito Santo. Além disso, contribuem para formar uma mão de obra valiosa para o mercado capixaba.”

 

Campanha_Dengue

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

PM

Idoso é agredido com socos e chutes dentro de casa em Muqui

Cras_Zumbi

Começa nesta segunda programação especial para o mês da mulher em Cachoeiro

governador

Governadores discutem Gabinete de Inteligência no combate à violência

dengue

Cachoeiro realiza Dia D de combate à dengue neste sábado (2)

Acidente

Colisão entre carreta e automóvel mata uma pessoa em Cachoeiro

Primeiro_Comando

Capturado em Cachoeiro integrante de facção criminosa PCC

Dengue_olhos

Dengue: oftalmologista alerta sobre caso de estudante que quase ficou cega

Leia mais