sáb 27/abril/2024 18:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Profissionais realizam vistorias e eliminam possíveis focos do mosquito Foto: Márcia Leal/PMCI

Medo de receber agentes de endemias em casa? Confira a importância dessas visitas

redacao
Redação Dia a Dia

Ele é um terror e se espalha cada vez mais pelo Brasil. Transmissor de várias doenças diferentes, o mosquito Aedes aegypti consegue ser hospedeiro de diversos tipos de vírus que ameaçam e debilitam a saúde humana.

Apesar das formas de se livrar de seus criadouros serem simples e fáceis de serem executadas, o descuido da população como um todo o torna um dos principais desafios do país quando se trata de saúde pública e saneamento básico.

Dengue, zika e chikungunya. Essas doenças em época de altas temperaturas do verão, aumentam porque o Aedes aegypti encontra condições ideais para sua reprodução.

Nesse cenário, a participação ativa e consciente da população, junto às ações do poder público, é um fator determinante no combate à propagação de doenças como

Para a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, a recepção dos agentes de endemias em domicílios assume um papel fundamental, tornando-se uma peça-chave nesse esforço coletivo para evitar a proliferação do mosquito.

Medo de receber os agentes em casa

Segundo a pasta, os agentes, com frequência, encontram dificuldades para efetivar as visitas domiciliares, que consistem em ações de vistorias para eliminação de larvas e possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Se o motivo para não permitir o acesso é insegurança ou desconfiança, a Semus lembra aos moradores que os agentes de endemias sempre trajam uniformes e acessórios com o brasão da Prefeitura de Cachoeiro, em destaque, para facilitar a identificação.

Quanto aos imóveis fechados, caso o morador tenha se ausentado de casa por longo período, em função das férias, por exemplo, a recomendação é a de que a visita dos agentes seja solicitada por meio da Ouvidoria Geral do Município: telefone 156 e demais canais, como o WhatsApp (98814-3357) e o aplicativo Todos Juntos.

Principais ações realizadas pelos agentes de endemias:

Vistorias Domiciliares: os agentes realizam visitas às residências para identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Durante essas vistorias, eles verificam áreas propensas ao acúmulo de água parada, como vasos, recipientes, calhas e outros locais, realizando a eliminação ou tratamento adequado.

Orientações à Comunidade: Além da inspeção física, os agentes fornecem orientações educativas aos moradores. Informam sobre práticas preventivas, esclarecem dúvidas e promovem a conscientização sobre a importância de medidas simples para evitar a proliferação do mosquito.

Tratamento de Focos: Quando identificam criadouros do mosquito, os agentes aplicam larvicidas para eliminar as larvas, interrompendo o ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti.

Monitoramento Epidemiológico: Os agentes mantêm registros detalhados das áreas visitadas, permitindo o monitoramento epidemiológico e a identificação de regiões com maior incidência de casos, direcionando estratégias específicas.

Atuação em Epidemias: Em situações de surto ou epidemia, os agentes intensificam suas ações, ampliando as visitas e a conscientização para conter, rapidamente, a propagação das doenças.

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais