A Prefeitura de Mataraízes entregou a 20 pescadores do município suas carteiras profissionais, após o termino do curso gratuito de Formação de Aquaviários – Pescador profissional Nível 1.
O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira(21), no Palácio das Águias.
A carteira é o documento oficial que tira os profissionais da informalidade e permite que eles possam pescar e fazer embarcação marítima ou fluvial, devidamente documentado, em qualquer parte do Brasil.
Segundo Marcoli Marvila, presidente da Colônia de Pesca Z-8, a realidade mudou e muitos pescadores estão buscando legalização, mas ainda há muitos sem a devida documentação “Estou orgulhoso de cada pescador pela dedicação em um documento dessa natureza, porque agora estão habilitados para pescar tanto nas nossas águas interiores, como nas águas marítimas. “ disse.
Dentre os pescadores que receberam suas cadernetas profissionais, Fabíola Batalha foi destaque sendo a única mulher do grupo. Pescadora há 17 anos, ela elogiou o curso e diz que o desafio não é pescar, mas conciliar a vida de dona de casa, esposa, mãe de dois filhos e o ofício da pesca, mas que quando se faz o que gosta sempre acaba dando tudo certo.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“Pescar também é para as mulheres, estou muito feliz em ter sido aprovada no curso e agora ter minha carteira profissional de pescadora.” Comentou.
De acordo com a Z-8, outros pescadores já buscam pela legalização de seus ofícios e que ainda este ano será ofertado nova turma de capacitação.
Além de profissionalizar, o curso tem a função de capacitar o pescador sobre as técnicas de navegação, equipamentos de salvatagem, sobrevivência, navegação noturna dentre outros conhecimentos.
O curso de Formação de Aquaviários é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Marataízes, Colônia Z-8 e a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos.