sáb 2/março/2024 06:13
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Carteiras profissionais são entregues a pescadores de Marataízes

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

A Prefeitura de Mataraízes entregou a 20 pescadores do município suas carteiras profissionais, após o termino do curso gratuito de Formação de Aquaviários – Pescador profissional Nível 1.

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira(21), no Palácio das Águias.

A carteira é o documento oficial que tira os profissionais da informalidade e permite que eles possam pescar e fazer embarcação marítima ou fluvial, devidamente documentado, em qualquer parte do Brasil.

Segundo Marcoli Marvila, presidente da Colônia de Pesca Z-8, a realidade mudou e muitos pescadores estão buscando legalização, mas ainda há muitos sem a devida documentação “Estou orgulhoso de cada pescador pela dedicação em um documento dessa natureza, porque agora estão habilitados para pescar tanto nas nossas águas interiores, como nas águas marítimas. “ disse.

Dentre os pescadores que receberam suas cadernetas profissionais, Fabíola Batalha foi destaque sendo a única mulher do grupo. Pescadora há 17 anos, ela elogiou o curso e diz que o desafio não é pescar, mas conciliar a vida de dona de casa, esposa, mãe de dois filhos e o ofício da pesca, mas que quando se faz o que gosta sempre acaba dando tudo certo.

“Pescar também é para as mulheres, estou muito feliz em ter sido aprovada no curso e agora ter minha carteira profissional de pescadora.” Comentou.

De acordo com a Z-8, outros pescadores já buscam pela legalização de seus ofícios e que ainda este ano será ofertado nova turma de capacitação.

Além de profissionalizar, o curso tem a função de capacitar o pescador sobre as técnicas de navegação, equipamentos de salvatagem, sobrevivência, navegação noturna dentre outros conhecimentos.

O curso de Formação de Aquaviários é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Marataízes, Colônia Z-8 e a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos.

Poupança

Espírito Santo é o Estado com melhor índice de poupança do País

PPPiluminação

Parceria de iluminação pública será autorizada na próxima semana

BME

Efetivo de 45 militares retira ocupantes de área pública em Mimoso

Bom Jesus do Norte

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte

idosos_atividades

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

ArmaGuaçui

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Delegacia_Marataízes

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Crack_Alegre

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

Leia mais