O candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB) anunciou que vai trabalhar para conseguir deixar o Espírito Santo entre os cinco mais seguros do país. Ele informou que planeja somar aos esforços já realizados na segurança investimentos em mais tecnologia, inteligência e infraestrutura.
“Colocar o Espírito Santo entre os estados mais seguros do Brasil é meu objetivo, e é para ele que eu vou trabalhar todos os dias. Vamos continuar reforçando as políticas públicas que englobam a proteção policial e a atuação social”, declarou Casagrande, ressaltando o programa Estado Presente, criado para levar ao capixaba segurança com cidadania.
O governador ressaltou que o Espírito Santo, em sua gestão, vem passando por uma evolução em suas forças de segurança, com um grande volume de investimentos que promovem a migração do ambiente analógico para uma realidade 100% digital.
Além do investimento em estrutura, Casagrande defende o investimento em pessoas, por isso também faz parte do programa de governo para os próximos quatro anos a valorização dos profissionais da segurança pública, com recomposição dos quadros por meio de concursos e capacitação.
“Queremos investir em infraestrutura e efetivo para operações mais eficientes, mas também em educação, cultura, lazer, geração de oportunidades e emprego para que os nossos jovens não sigam pelo caminho errado”, disse.
Entre as ações, ele disse que vai continuar priorizando a redução de homicídios, reduzir a violência contra o público feminino por meio do Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e diminuir a violência no campo, com a consolidação do Plano de Segurança Rural, que é o único no país.
Ele anunciou ainda que vai promover ações de enfrentamento à violência contra a população LGBTQIAP+ e atuar para reduzir a violência contra a população negra, além de trabalhar para diminuir a criminalidade violenta contra jovens e para reduzir crimes contra o patrímônio.