qui 20/junho/2024 20:05
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Casos de gripe aumentam e prefeitura pede que pacientes façam isolamento

redacao
Redação Dia a Dia

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) indicam que houve um aumento vertiginoso na taxa de casos confirmados de influenza no Espírito Santo, que subiu de 0,04%, em outubro, para 7,3% nas primeiras semanas de dezembro.

Em função dessa alta no número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) reforça para os cuidados com a nova variante de gripe, que tem contribuído para a lotação de unidades de saúde em todo o país, de paciente com síndromes gripais.

O H3N2, assim como o H1N1, é um subtipo do vírus Influenza, e sua variante Darwin tem causado o agravamento da situação nas unidades de saúde em todo o Brasil.

A infecção pelo H3N2 Darwin gera sintomas respiratórios tradicionais, causando mal-estar, e é considerada mais perigosa para idosos, crianças e pessoas com comorbidades.

As principais reações são: coriza, tosse, dores no corpo, de cabeça e também de garganta, além de indisposição e febre.

Para evitar que a variante H3N2 Darwin se espalhe, a Semus recomenda que os pacientes com sintomas da doença permaneçam em isolamento por sete dias, além de repouso, boa alimentação, hidratação e uso de medicação prescrita para aliviar as dores e febre.

Além disso, para se proteger, é fundamental que as pessoas mantenham os mesmos cuidados recomendados pelos órgãos de saúde no combate à Covid-19, como distanciamento, uso de máscaras e lavagem das mãos com frequência.

Em caso de necessidade de atendimento na rede pública, é preciso procurar, primeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Pronto Atendimentos como a UPA 24h (Marbrasa) e Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) são para casos de urgência e emergência.

Vacinação contra gripe é importante

Embora a vacina contra a Influenza atualmente disponível não contemple a proteção contra o H3N2 em sua fórmula (o imunizante atualizado está previsto para o ano que vem), ela contribui, sim, para proteger contra esse novo subtipo.

Por isso, a Semus orienta que a população não deixe de tomar a vacina. Esse alerta vale, principalmente, para as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos e pessoas com comorbidades.

Para o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, é muito importante que as pessoas se conscientizem da importância da vacina contra a H1N1, principalmente neste momento de pandemia de Covid-19.

“Estamos com uma pandemia ainda em curso. Por isso, temos que evitar ao máximo a sobrecarga do sistema de saúde com outras doenças que também podem ser evitadas com a vacinação. Os idosos, principalmente, devem buscar a aplicação do imunizante o quanto antes, pois são os mais afetados pelas complicações da doença”, comenta.

Como se vacinar

A vacinação contra a Influenza ocorre nos mesmos dias, horários e locais das aplicações contra a Covid-19: de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), bem como nos pontos de vacinação itinerantes.

A vacina contra a gripe é direcionada a todas as pessoas acima de seis meses de vida, e não é mais necessário intervalo de espera após ter se vacinado contra a Covid-19. Na hora de se vacinar, é preciso ter em mãos documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corrida_São_Pedro_Cachoeiro_09_04_2024

Começa a entrega dos kits da Corrida de São Pedro

PRF Policia-Rodoviaria-Federal-BRA-31-12

Cai número de acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Leia mais