sáb 2/março/2024 21:12
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Comitê de emergência se prepara para eventual chegada de mancha de óleo ao ES

Camila Soares

O avanço do óleo no mar do Nordeste tem preocupado o Espírito Santo, que já criou um comitê de emergência para lidar com a possível chegada do material no litoral capixaba.

O grupo de trabalho é composto por representantes da Marinha, do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), que coordena o comitê.

A secretaria ainda não tem uma previsão clara de quando o óleo pode chegar ao Espírito Santo, mas especialistas acreditam que se a mancha pegar correntes marítimas em direção ao litoral capixaba, em aproximadamente 15 dias elas atinjam águas capixabas, destacou o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Renato Ghisoli.

O último balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), apontou que mais de 200 localidades de 78 municípios foram afetadas em todos os 9 estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O último registro foi de que o mar de Itacaré e Ilhéus, no Sul da Bahia, a cerca de 500 quilômetros do mar capixaba, já haviam sido atingidos pelo óleo. O Ibama ainda vai investigar se a origem do petróleo é a mesma das manchas encontradas em outras praias do Nordeste.

Abrolhos

Essa é uma das regiões que mais preocupa especialistas, uma vez que entre a Bahia e o Espírito Santo está o Parque Nacional de Abrolhos, o primeiro parque nacional marinho e com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul.

A troca e atualização de informações com os gestores costeiros baianos, órgãos federais de meio ambiente e a Seama é constante.

De acordo com nota da Seama, uma equipe vai à Bahia para verificação in loco dos procedimentos de governança e das atividades práticas de recuperação e limpeza das praias e do manuseio da fauna oleada, entre outras. A visita ainda não tem data marcada.

Os gestores dos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares também participam do comitê.

Conceição da Barra

Caso o óleo chegue ao Espírito Santo, a cidade de Conceição da Barra será a primeira a ser atingida pelo material. Por conta disso, a prefeitura saiu na frente quando o assunto é o controle desse óleo.

Foi instituído no município o Gabinete Emergencial, que é responsável pela elaboração do Plano de Ação e Monitoramento dos Efeitos desse material nas praias barrenses. Uma série de ações já estão estabelecidas pelo documento.

Dentre as atividades preventivas, estão a criação do Cadastro Municipal de Voluntários, aquisição de equipamentos de proteção individual para quem eventualmente tenha que ter contato com a sustância, treinamento de equipe própria, voluntária e terceirizada para agir de forma organizada, sob a coordenação da Gestão Municipal de Segurança e Defesa Civil e também da equipe de saúde para eventuais casos de contaminação.

O município também vai adquirir estrutura adequada para armazenar temporariamente a substância – caso o material chegue ao Estado -, até que as autoridades competentes prestem orientação quanto à destinação adequada aos resíduos.

Todas as atividades serão integradas aos governos estadual ou federal, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos.

A prefeitura pretende ainda realizar de Campanha Educativa e Orientativa com a Sociedade Civil Organizada, para evitar que informações equivocadas causem impactos negativos na imagem de município como destino turístico.

Enquanto o Cadastro Municipal de Voluntários não está em funcionamento, quem quiser se voluntariar ou registrar alguma anormalidade nas praias locais, pode acionar a administração municipal pelos telefone (27) 98878-9775 ou (27) 98885-5774.

Campanha_Dengue

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

PM

Idoso é agredido com socos e chutes dentro de casa em Muqui

Cras_Zumbi

Começa nesta segunda programação especial para o mês da mulher em Cachoeiro

governador

Governadores discutem Gabinete de Inteligência no combate à violência

dengue

Cachoeiro realiza Dia D de combate à dengue neste sábado (2)

Acidente

Colisão entre carreta e automóvel mata uma pessoa em Cachoeiro

Primeiro_Comando

Capturado em Cachoeiro integrante de facção criminosa PCC

Dengue_olhos

Dengue: oftalmologista alerta sobre caso de estudante que quase ficou cega

Leia mais