sex 24/maio/2024 08:13
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Comunidade de Pedra Branca, em Vargem Alta

Comunidades quilombolas sul-capixabas verão filmes produzidos por moradores

redacao
Redação Dia a Dia

Quatro comunidades quilombolas capixabas que escreveram e produziram cartas em forma de filme durante oficinas audiovisuais realizadas pelo Cine Quilombola serão apresentados ao resultado do seu trabalho a partir da sexta-feira (11).

Para isto, um caminhão foi preparado para se transformar em cabine de projeção, equipado com um telão de cinema de seis metros de altura por oito metros de largura.

Além disso conta com um projetor, sistema de sonorização e 200 cadeiras. O caminhão percorrerá os territórios para o lançamento dos documentários feitos por moradores das próprias comunidades quilombolas.

O projeto exibirá uma mostra composta pelos filmes inéditos “Do Lado de Cá”, da Comunidade Quilombola de Graúna; “Vamos em Batalha”, das Comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança; “Era Caminho Deles”, da Comunidade Quilombola de Pedra Branca; “Ninguém Canta Igual Eu Canto”, da Comunidade Quilombola de Monte Alegre.

A primeira Comunidade Quilombola a ser visitada é a de Graúna, em Itapemirim. No sábado (12) de novembro a caravana seguirá para as comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança, em Presidente Kennedy.

Dois dias depois, na segunda-feira (14), será a vez da Comunidade Quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta, se reunir para assistir aos filmes.

O circuito segue para a Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro, aonde a sessão será realizada na terça-feira (15). As noites de cinema ao ar livre serão integradas ainda por rodas de Caxambu, Capoeira e jongo.

Durante o primeiro semestre deste ano, a equipe do Cine Quilombola visitou as quatro comunidades para propor uma roda de conversa sobre as vivências locais e um experimento de cinema de grupo por meio do qual poderiam observar, contar e registrar em imagens e sons cenas do cotidiano.

Em cada território, moradores de diferentes idades assumiram o desafio e, ao longo de três dias, com câmeras profissionais e celular, identificaram narrativas ligadas aos saberes tradicionais, personalidades, histórias, paisagens, memórias pessoais e coletivas.

Cada grupo construiu seu filme-carta para dialogar com outras comunidades por meio de correspondências audiovisuais.

O objetivo é valorizar as identidades, a pluralidade e a diversidade cultural quilombola, por eles mesmos, dando visibilidade aos modos de ser e às práticas tradicionais, promovendo o registro próprio, o intercâmbio de saberes e a difusão do cinema negro quilombola nas comunidades.

A ação foi contemplada pelo edital de Projetos Culturais Setoriais de Audiovisual no Estado do Espírito Santo (009/2020).

A realização é do Instituto Marlin Azul, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), do Governo do Espírito Santo.

A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Nacional de Articulações das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), da Coordenação Estadual de Comunidades Quilombolas do Espírito Santo e das quatro comunidades envolvidas.

 

SAIBA MAIS
Criado em 1999, o Instituto Marlin Azul (IMA) é uma organização não governamental que desenvolve ações comprometidas com a arte, a cultura, a educação e o desenvolvimento social, por meio da democratização do acesso à formação, produção e difusão audiovisuais.

Entre os projetos executados pela entidade estão o Projeto Animação, o Revelando os Brasis, o Curta Vitória a Minas e os Griôs de Goiabeiras. Conheça mais sobre os projetos por meio do site https://imacultural.org.br/.

 

culto-mimoso-23-05-2024

Mimoso do Sul: Culto de ação de graças marca 60 dias da enchente e faz homenagem às vítimas

prisao-presidente-kennedy-22-05-2024

Homem é preso após simular acidente de trânsito para matar desafeto em Presidente Kennedy

Baile de Gala 2023b-22-05-2024

Sob nova direção, Caçadores Carnavalescos promete um Baile de Gala inesquecível

roberto-valadao-b-22-05-2024

Governador e prefeito de Cachoeiro decretam luto de três dias pela morte de Valadão

bonecos-croche-presidio

Detentos capixabas produzem bonecos de super-heróis para crianças vítimas da chuva em Mimoso

roberto-valadao-22-05-2024

Cachoeiro perde Roberto Valadão, um de seus filhos mais ilustres

posto-oasis-lacrado-c-15-05-2024

A prefeitura estaria infringindo a lei se renovasse concessão do Posto Oásis, afirma procurador

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

Leia mais