qui 20/junho/2024 18:38
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Um documento fascista usurpando o nome de Deus. Imagem divulgação

Deus, Pátria e Família

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Qualquer semelhança com nazismo, não e mera coincidência. Imagem divulgação

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pedro 5:8

Fascismo e suas origens (Um breve resumo)

O fascismo surgiu na Europa, após a Primeira Guerra Mundial, mais precisamente no dia 23 de março de 1919, por um jornalista chamado Benito Mussolini, que tinha como objetivo combater o Comunismo. E assim ele tomou a inciativa de fundar, em Milão, o grupo Fasci Italiani di Combattimento, onde conseguiu reunir várias pessoas, entre elas, veteranos da pôs Primeira Guerra, sindicalistas e jovens intelectuais. E em pouco tempo esse grupo se torna um partido político que teve um rápida ascensão e que culminou com Mussolini se tornando um ditador. E tudo isso com apoio do Vaticano, que também temia o Comunismo.

Um dos frutos do Fascismo foi influenciar um jovem chamado Adolf Hitler, que criou em 1920 o Partido Nazista e que alcançou o poder em 1933, na Alemanha (Sim meu caro leitor Nazismo e Fascismo são doutrinas irmãs).

Hitler culpava descaradamente os comunistas, judeus, ciganos e minorias religiosas pela derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial e logo começa seu terrível plano de dominação, caracterizado com bandeiras nacionalistas, antissemitas, anticomunistas e anticapitalistas. Loucura essa, que resultou na Segunda Guerra Mundial,levando a ceifar a vida de  milhares de soldados, civis e na morte terrivel de mais de 6 milhões de Judeus em campos de concentração

O machado Fasces romano. Imagem divulgação

Mas qual a origem do nome Fascismo? Essa palavra tem origem  latina, fasces, que seria  um machado usado na Roma antiga, com um cabo feito de gravetos amarrados, como uma espécie de símbolo de união e força do Estado e sugere a teoria do feixe de madeira, pois um graveto e fácil de ser quebrado mas e muito mais difícil quebrar um conjunto deles. Esse machado ao longo do tempo se tornou um ícone de justiça fascista e também de tortura.

Características do Nazi Fascismo

Dentre as várias características ouso citar:

1 Nacionalismo exacerbado;

2 Culto ao militarismo;

3 Desprezo à vida e aos direitos humanos;

4 Supremacia branca e elitista;

5 Religião como forma de manipulação;

6 Ataque à imprensa;

7 Ódio às pessoas pobres/ negros/minorias/ deficientes físicos e mentais;

8 Antissemitismo (Sentimento de ódio contra os Judeus);

9 Apropriação de símbolos religiosos.

Brasileiros de boa fé sendo enganados? Imagem divulgação

Deus Pátria e Família

Esse é o lema do fascismo brasileiro, que surgiu em nosso país em 1932, através do Manifesto de Outubro, na figura do jornalista Plinio Salgado que se inspirou  em Mussolini, criando um movimento politico conhecido Ação Integralista Brasileira (AIB) e possuía  um discurso  contundente contra o comunismo e a favor do nacionalismo, cristianismo, conservadorismo, corporativismo, antissemitismo e culto totalmente cego ao seu líder.

O símbolo desse movimento insano era a letra Sigma, sendo considerado por seus criadores uma forma original de fazer apologia à Suástica Nazista, além de significar uma equação de matemática de soma.

A  saudação dos integrantes desse movimento era o braço direito estendido, similar aos nazistas e fascistas italianos. E proclamavam a palavra anauê, que tem sua origem no tupi, e que significa você é meu irmão. O uniforme desse grupo era similar a um uniforme militar, composto por uma camisa verde de punhos e colarinhos abotoados. O que  rendeu o apelido de  camisas-verdes ou galinhas verdes.

Esse Movimento produziu estragos consideráveis na sociedade brasileira, proporcionando caos e segregacionismo. Somente com o advento do Estado Novo, na figura de Getúlio Vargas(Que tambem era considerado um entusiasta das doutrinas facistas), ele perdeu força. Plinio Salgado organizou uma ação terrorista, que fracassou, conhecido como o Levante Integralista de 1938, ou Intentona Integralista. Plinio foi exilado para Portugal onde permaneceu até 1946, nesse meio tempo o movimento se desidratou, mas presenciamos a criação do partido chamado Arena, um partido que acolheu o ex líder integralista, após o exílio.

Observação: As palavras Deus,Patria e Familia tambem foram usadas pelo ex-ministro da Propaganda Nazista, o alemão Joseph Goebbels em seu discurso mais celebre.

Conclusão

O movimento Fascista brasileiro perdeu força, porém sobreviveu de forma  discreta, e agora mais do que nunca o risco de ver esse movimento nefasto retornar,  está se tornando uma realidade. Estamos presenciando um País dividido, intolerante, cheio de ódio e segregação racial e antissemita. Um risco às novas gerações, o que nos leva a pensar se é realmente esse modelo de sociedade que queremos para os nossos filhos. E reflitam que  a História de ditaduras, quando ocorrem pela  primeira vez é uma tragédia, e se essa História  se repetir ela é uma farsa. Ou seja a humanidade não aprendeu nada.

E vale ressaltar que hoje o Museu do Holocausto e a Sociedade Judaica Brasileira em geral, se tornaram uma referencia nacional no combate ao Nazi- fascismo no Brasil. Pois foram eles as principais vítimas desses líderes, que na verdade eram a manifestação física do mal encarnado.

O mau exemplo que vem de cima. Imagem divulgação

Aos meus irmãos Judeus, Negros e Índios… Fica minhas sinceras homenagens por toda história de luta e superação contra a opressão e que os trouxeram até aqui. Sempre fortes e determinados, e jamais se curvando a tiranos.

Shalon/ Axé /Che aiko Brasilpe

Deus proteja nosso Brasil.

Para saber mais:

/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

festa-junina-quadrilha-18-06-2024

Começa a Feira São João Art’s na Praça em Cachoeiro. Confira a programação

bomba-costal-dengue-13-06-2024

Queda de 77% nos casos confirmados de dengue em Cachoeiro

Leia mais