Assistência social, financiamento público e participação social serão tema de uma conferência nesta quarta-feira (21), em Cachoeiro, onde grupos de trabalho vão discutir propostas para a área.
A XII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social terá início às 7h30, no auditório do Lar João XXIII, na rua Antonio Ganhoto, n°45, no bairro Aquidaban.
O objetivo é debater o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”, sendo a conferência presidida de forma colegiada entre o Conselho Municipal de Assistência Social (Comasci) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Serão contemplados três eixos de discussões: “Assistência Social: Direito do Povo”; “Financiamento Público” e “Suas com Participação Social”.
Gestores
Estarão presentes gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos, trabalhadores do Serviço Único de Assistência Social (Suas) e respectivas organizações que façam interface com a assistência social, representantes de organizações da sociedade civil de assistência social, usuários e representantes de organizações de usuários do Suas, representantes de conselhos setoriais (saúde e educação) e de defesa de direitos (criança e adolescente, juventude, idoso, pessoa com deficiência, mulher, LGBT, promoção da igualdade racial, dentre outros), além de representantes das universidades, dos poderes Legislativo e Judiciário e Ministério Público.
A palestrante será Ana Maria Petronetto Serpa, assistente social, mestre em Educação e ex-secretária de Assistência Social de Vitória. A palestra, com início programado para as 10h, será seguida de debate.
Às 13h, grupos de trabalho iniciarão atividades para construção de propostas no âmbito dos três eixos em debate.
Propostas para a cidade
Na plenária final, serão extraídas dez propostas para o município, quatro para serem encaminhadas ao estado e quatro para a União, sugerindo ações de fortalecimento da política pública na área de assistência social.
Por fim, haverá a eleição dos delegados para a 13ª Conferência Estadual Democrática de Assistência Social.
“Aguardamos a presença dos representantes de todos os segmentos envolvidos para, juntos, debatermos essa política pública que é tão importante para a garantia dos direitos dos cidadãos”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.
Programação
Quarta-feira (21/08)
Local: Auditório do Lar João XXIII à Rua Antonio Ganhoto, nº 45 – Aquidaban
* 07h30-08h30 – Credenciamento e café da manhã
* 08h30 – Apresentação Cultural da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cachoeiro de Itapemirim
* 09h00 – Abertura Oficial – Prefeito Victor da Silva Coelho e secretária de Desenvolvimento Social Márcia Cristina Fonseca Bezerra
* 09h00 – Hino Nacional e Fala das Autoridades
* 09h30 – Leitura e Apreciação do Regimento Interno
* 10h00 – Conferência Magna: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.
Palestrante: Ana Maria Petronetto Serpa – Assistente Social, Mestre em Educação pela Ufes, ex-Secretária de Assistência Social do município de Vitória.
* 11h00 – Debate
* 12h00 – Almoço
* 13h00 – Instalação dos Grupos de Trabalho
EIXO I – Assistência Social: Direito do Povo.
EIXO II – Financiamento Público.
EIXO III – SUAS com Participação Social.
* 15h00 – Instalação da Plenária Final para análise, discussão e aprovação das propostas dos grupos
* 16h00 – Eleição dos delegados à 13ª Conferência Estadual Democrática de Assistência Social
* 17h00 – Entrega dos certificados e encerramento