Em sua fala na 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), que acontece em Glasgow, na Escócia, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, defendeu a criação de planos estaduais de redução das emissões de carbono.
No evento denominado #Time4MultilevelAction na América Latina e Caribe, ocorrido nesta terça-feira (2), Casagrande disse que a ideia é trabalhar para que o tema seja debatido e tratado como prioridade entre os entes participantes do Consórcio Brasil Verde.
Até o momento, 22 estados aderiram ao consórcio, que é presidido pelo capixaba. O governador afirmou que o Espírito Santo já prepara o seu Plano Estadual de Redução das Emissões de Carbono e está à disposição dos demais estados para auxiliar na elaboração dos documentos.
Para o governador capixaba, a criação dos planos é fundamental para que os estados ajudem o País a atingir as metas de redução de carbono.
“A falta de ação do Governo Federal fez com que os governadores pudessem abrir esse diálogo e a agir. Muitos estados assumiram o compromisso de neutralizar as emissões de carbono e estamos incentivando os governadores a criarem esses planos em seus Estados. Desta forma, teríamos metas em cada local para ajudarmos o País a atingir essas metas traçadas”, pontuou.
O evento #Time4MultilevelAction engloba governadores e prefeitos de regiões e cidades da América Latina e do Caribe, com objetivo de identificar estratégias de ação multinível (mais de um nível de governo).
O primeiro bloco foi dedicado ao “Financiamento multinível subnacional e local: ação climática”, explorando as demandas e oportunidades relacionadas ao financiamento do clima em âmbito local e regional dos governos da América Latina e do Caribe.
O segundo bloco, que contou com a participação do governador Casagrande, foi sobre a “Ação multinível em baixo carbono e políticas”, que abordou as prioridades dos governos subnacionais e locais para se engajar no caminho global para limitar o global aquecimento para 1,5º C e a urgência em proteger ecossistemas e comunidades dos riscos relacionados ao clima.