A Secretaria da Saúde (Sesa) publicou nesta segunda-feira (30) a Nota Técnica Nº015/2022 referente às orientações técnico-operacionais sobre o esquema de reforço da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, com exceção aos imunossuprimidos.
Isto após o Ministério da Saúde (MS) recomendar, na última sexta-feira (27), a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 nos adolescentes desta faixa etária.
De acordo com a Nota Técnica Nº 035/2022, do MS, a atualização é necessária devido ao aumento de casos no país, além das evidências demonstrando a redução da resposta protetora do esquema de duas doses à variante Ômicron por esta população.
Com isso, 206.894 pessoas nessa faixa etária, no Espírito Santo, já estão aptas para receber a vacina, cuja dose de reforço deve ser aplicada a partir de quatro meses após a última do esquema vacinal primário.
O Ministério pontua ainda que o Brasil não atingiu coberturas vacinais ótimas, sendo necessário o reforço ao esquema primário de vacinação.
No Estado, com população de 338.972 adolescentes nesta faixa etária, atualmente a cobertura vacinal é de 90,5 % para D1 e 71% para D2, de acordo com dados da Plataforma Vacina e Confia.
SAIBA MAIS
Nota Técnica
A Secretaria da Saúde (Sesa) publicou nesta segunda-feira (30) a Nota Técnica Nº015/2022 referente às orientações técnico-operacionais sobre o esquema de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos, com exceção aos imunossuprimidos.
Os municípios capixabas estão autorizados a iniciarem a imunização, com a recomendação de esquema heterólogo. Quem recebeu Pfizer no esquema primário, receberá reforço com a vacina da Coronavac e quem recebeu Coronavac no esquema primário, receberá no reforço a dose da Pfizer.
Além disso, foi orientado aos municípios manter a estratégia de intensificação da vacinação no Estado, com a realização de um mutirão por mês, a fim de garantir nos próximos três meses, o alcance de 90% de cobertura vacinal.