Mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19 será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro no próximo sábado (19).
Desta vez os públicos-alvo são os adolescentes (12 a 17 anos) que ainda não tomaram a primeira dose e os idosos (a partir de 60 anos) que ainda não receberam a dose de reforço.
A ação ocorrerá das 8h ao meio-dia, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), no bairro Santo Antônio.
Com ela, a Semus busca ajudar a microrregião Central Sul, da qual Cachoeiro faz parte, a atingir metas de vacinação necessárias para que seja enquadrada na classificação de risco muito baixo (azul) no mapa estadual da Covid-19.
Para que isso aconteça, 1,1% dos adolescentes e 3,66% dos idosos da região precisam receber, respectivamente, a primeira aplicação e a dose de reforço, o que garantirá o alcance da meta de 90% dessas populações.
A outra meta exigida, de 80% de adultos maiores de 18 anos vacinados com as duas doses ou vacina de dose única, já foi ultrapassada.
No risco muito baixo, há flexibilização quase total dos protocolos anticovid. O uso de máscara de proteção, por exemplo, não é obrigatório em locais abertos ou fechados, embora continue sendo recomendado.
O secretário municipal de Saúde Alex Wingler enfatiza que a nossa região está bem perto de alcançar o risco muito baixo, e que com esse novo mutirão, Cachoeiro dá sua contribuição para acelerar o atingimento das coberturas vacinais exigidas e busca ampliar a proteção da população contra o coronavírus.
“Convocamos idosos e adolescentes do nosso município a abraçarem essa causa, buscando a imunização no sábado ou o mais breve que puderem”, frisa
A Semus ressalta que, embora o foco do mutirão esteja voltado aos idosos e adolescentes, os demais públicos vacináveis (pessoas a partir de 5 anos) podem e devem aproveitar a oportunidade para iniciar ou colocar em dia o esquema vacinal contra a Covid-19.
Vale lembrar que o serviço de imunização em Cachoeiro é realizado rotineiramente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na Policlínica e nas unidades básicas de saúde com sala de vacinação.