Moradores de Cachoeiro de Itapemirim com idades entre 65 e 79 anos e que precisam tomar a segunda dose da Coronavac, contra a Covid-19, devem ficar atento. O cadastro será feito a partir de 7 horas desta segunda-feira (17) por telefone. É preciso ligar para a unidade de saúde básica (UBS) mais próxima da residência (veja a lista abaixo).
A Secretaria de Saúde recebeu, nesta sexta-feira (14), mais 1.830 doses de Coronavac direcionadas ao público de 70 a 74 anos; e 850 doses para idosos de 65 a 69 anos.
O cadastro para tomar a segunda dose da Coronavac foi iniciado nesta segunda-feira (10), inicialmente direcionado a pessoas de 75 a 79 anos, e as aplicações em que se cadastrou já foram iniciadas ao longo da semana.
O objetivo do cadastro é fazer um levantamento de quantas pessoas ainda precisam completar o seu esquema vacinal. Por isso, durante a ligação para a unidade de saúde, o idoso deverá informar, além da data de nascimento, a data originalmente marcada no cartão de vacinas para tomar a segunda dose.
Posteriormente, os idosos serão chamados para se vacinarem, priorizando aqueles com idade mais elevada e que estejam há mais tempo esperando pela segunda dose.
O intervalo indicado entre a aplicação da primeira e da segunda dose da vacina é de até 28 dias.
A Secretaria de Saúde orienta que mesmo assim, o imunizante não perde eficácia caso uma pessoa tome a segunda dose depois desse período, ressaltando que pesquisas apontam que maiores intervalos de tempo entre as doses favorecem a produção de resposta imune ao novo coronavírus.
“As dificuldades no fornecimento da Coronavac são em todo o país. Seguimos à risca todas as orientações federais e estaduais, e estamos fazendo todo o possível para que todas as pessoas completem o seu esquema vacinal”, afirmou o secretário de Saúde, Alex Wingler.