ter 5/março/2024 05:16
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Dentista João Batista Alochio. Foto: Alessandro de Paula

Dentista de Cachoeiro foca no atendimento humanizado e na saúde de seus pacientes

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Uma boa saúde começa pela boca. É preciso tratar o paciente a partir de uma visão holística, integrando corpo, mente e espírito. Para quem pensou que as palavras são de uma nutricionista ou algum profissional médico, é bom esclarecer que esta é a opinião do cirurgião dentista de Cachoeiro de Itapemirim, João Batista Alochio da Cunha.

“A saúde dos dentes, gengivas, mucosas e estruturas anexas (ATM, músculos, entre outros) vão refletir na saúde geral e vice-versa”, esclarece o conceituado profissional.

João Batista Alochio, que fez o ensino fundamental em escola pública, e o ensino médio no Colégio Cristo Rei, formou-se em 1985 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

João Batista, Daniella e suas colaboradoras. Foto: Alessandro de Paula

É pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia Maxilar, além de ter feito atualização e especialização em Implantodontia.

João Batista, que é cachoeirense, tem também formação em Psicoterapia Corporal (análise bioenergética) pelo Instituto Ecoformação.

O atendimento humanizado a todos os pacientes sempre foi a meta do dentista, que começou sua atuação profissional na extinta Grumed e no Sesi, em Cachoeiro de Itapemirim.

Trabalhou também na Prefeitura de Anchieta, onde era concursado e ajudou a implantar o atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre os anos de 1990 e 1991.

João Batista e sua irmã Daniella em frente à clínica. Foto: Alessandro de Paula

A partir de 1991 optou pelo atendimento no consultório particular, mas levou para a prática diária o tratamento humanizado que sempre foi seu objetivo.

“Sempre visei o atendimento odontológico da família. Nesses 34 anos de profissão tenho clientes que trouxeram os filhos, que por sua vez trazem os netos para serem atendidos por mim”, relata.

João Batista destaca que essa relação de confiança que passa por gerações é gratificante, já que conquistou mais que clientes. “Todos se tornaram meus amigos”, enfatiza.

Se é feliz no exercício da profissão que escolheu, Batista lembra que a rotina é exaustiva. Algumas vezes ele sai do consultório, onde chega às 8h, por volta das 21 horas.

“A nossa agenda muitas vezes precisa se adaptar à do cliente e às emergências que surgem à noite ou aos finais de semana”, frisa.

João Batista. Foto: Erika Medeiros

O dentista conta também que alguns de seus clientes são caminhoneiros, vivem na estrada, mas quando estão em Cachoeiro precisam de tratamento. “Então é preciso dispensar a cada um o atendimento que merecem dentro do tempo que lhes é possível”, enfatiza.

Na longa trajetória profissional o aprendizado foi grande, bem como o número de amigos que conquistou a partir do seu trabalho. “Mais que clientes, tenho amigos que torcem por mim. E a recíproca é verdadeira”, enfatiza.

Mas quem pensa que João Batista Alóchio está acomodado com a vasta experiência se engana. Disposto sempre a novos aprendizados, destaca que seu interesse é sempre aprender coisas novas.

“Meu novo projeto é desenvolver habilidades em odontologia digital e modernizar o consultório com equipamentos novos que agreguem mais qualidade de atendimento aos clientes”, conta.

Quem já foi atendido por ele em sua clínica, localizada no bairro Ferroviários, percebe um ambiente bem familiar e humanizado. No espaço também atua sua irmã, a dentista Daniella Alochio da Cunha Brandão, especialista em prótese dentária e ortodontia.

Tanto João Batista quanto Daniella atuam também com clínica geral, fazendo restaurações, limpezas, extrações, tratamento de canal, prótese convencional, entre outros serviços.

 

Família e espiritualidade

João Batista e sua família. Foto: Erika Medeiros

João Batista Alochio da Cunha é casado desde 1996 com a esteticista Fabricia Volpini de Sousa. O casal tem dois filhos – Maria e João. Ele afirma que formar uma família sempre foi o seu sonho. “Considero a família como a escola do amor”, pontua.

E é em família que prioriza a vida espiritual, fortalecida dentro da Igreja Católica, onde participa do Ministério da Palavra e do Canto.

“Parto do princípio que servir é uma benção. Servindo recebo mais do que dou. Deus é o sustento da minha vida e da minha família”, faz questão de destacar.

João Batista e sua mulher, Fabricia. Foto: Erika Medeiros

Além da vida profissional, não é possível esquecer os cuidados com os pais Dulcino e Maura, também por gratidão pela educação que recebeu pautada no amor a Deus, à família e ao trabalho.

“Sou grato a Deus por me dar o privilégio de trabalhar fazendo o que gosto. E também por poder ler, ouvir música e contemplar a natureza nos meus momentos de relaxamento”,  conclui.

 

SERVIÇO

Dentista João Batista Alochio

Rua Alziro Viana, 171

Bairro Ferroviários (em frente ao antigo Detran)

Tel: 28 3522-8964

email: [email protected]

Alegre_Caparao

Cachoeiro e Alegre recebem oficinas para construir plano “ES 500 anos”

GCM

Guarda Municipal apreende moto com placa adulterada em Cachoeiro

envelhecimento

Geração Z sofre de envelhecimento precoce. Por quê?

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

Leia mais