Os motoristas que vacilarem no trânsito vão poder receber as notificações de infrações e até os boletos de multas pelo celular, a partir de um aplicativo. O Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE), que além de eliminar o uso do papel, possibilita ao motorista infrator obter descontos de até 40% nas multas de trânsito, caso abra mão do recurso. Quem optar por recorrer da multa, o desconto cai para 20%.
As multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já possuíam esse tipo de desconto por meio do aplicativo SNE. Agora, o serviço é válido para multas aplicadas pelo Detran-ES, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e órgãos de trânsito municipalizados, o que é o caso dos municípios da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Gabriel da Palha.
Além dessa facilidade, outros serviços são oferecidos pelo aplicativo, ressalta o presidente do Detran, Givaldo Vieira. “O motorista vai receber todas a notificações pelo aplicativo, vai poder acompanhar e fazer cópias do auto de infração e em breve vai ser possível passar uma multa para o real condutor.”
O condutor não é obrigado a aderir ao programa, uma vez que os serviços vão continuar sendo oferecidos na forma tradicional.
Como se cadastrar
Para estar apto a esses benefícios, o cidadão deve fazer o seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran e baixar o aplicativo “SNE” disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. Também é possível a utilização do sistema pelo ambiente web, além do cadastramento de pessoas jurídicas, o que permite incluir frotas de veículos das empresas.
O usuário poder inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer momento. Em caso de cancelamento, o motorista volta a ser comunicado de suas autuações e penalidade via correios.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Outro serviço que se tornou eletrônico foi a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O processo agora é eletrônico e dispensa toda aquela papelada para tirar a primeira habilitação ou renovar o documento. A iniciativa tem como objetivo desburocratizar o processo além de acabar com a utilização do papel no departamento.
Todo esse processo faz parte do programa Detran 100% Digital, que tem o objetivo de reduzir o uso de papel no órgão e oferecer um atendimento mais fácil, rápido e seguro para os cidadãos capixabas.
“Todo o sistema de incorporação de inteligência artificial nos processos do Detran vai permitir o controle cada vez melhor de fraudes que o cidadão ou alguém de dentro do sistema queira cometer”, alerta o governador Renato Casagrande.
Redução de custos
Casagrande ressalta ainda os benefícios para a população e Estado: “O que nós estamos fazendo ajuda o cidadão porque vai ter uma rapidez, uma economia, menos burocracia. Isso tudo favorece um governo que reduz custo e aumenta a velocidade oferecendo ao cidadão um serviço de mais qualidade”.
Um projeto-piloto de digitalização de processos veiculares também está sendo implantado no Ciretran de Linhares. O serviço é voltado especialmente àqueles processos demandam auditorias, como o primeiro emplacamento, alteração de características do veículo, transferência de proprietário entre outros. Motoristas que possuem esse tipo de processo, vão ter os documentos digitalizados.
A medida pretende melhorar a rastreabilidade e eliminar riscos de extravio da documentação. A expectativa é que o SS Digital seja válido em todo o Espírito Santo dentro de alguns meses.