sex 24/maio/2024 06:35
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Hélio Filho/Secom

Desconto de até 40% para motorista que receber multa de trânsito pelo celular

Camila Soares

Os motoristas que vacilarem no trânsito vão poder receber as notificações de infrações e até os boletos de multas pelo celular, a partir de um aplicativo. O Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE), que além de eliminar o uso do papel, possibilita ao motorista infrator obter descontos de até 40% nas multas de trânsito, caso abra mão do recurso. Quem optar por recorrer da multa, o desconto cai para 20%.

As multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já possuíam esse tipo de desconto por meio do aplicativo SNE. Agora, o serviço é válido para multas aplicadas pelo Detran-ES, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e órgãos de trânsito municipalizados, o que é o caso dos municípios da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Gabriel da Palha.

Além dessa facilidade, outros serviços são oferecidos pelo aplicativo, ressalta o presidente do Detran, Givaldo Vieira. “O motorista vai receber todas a notificações pelo aplicativo, vai poder acompanhar e fazer cópias do auto de infração e em breve vai ser possível passar uma multa para o real condutor.”

O condutor não é obrigado a aderir ao programa, uma vez que os serviços vão continuar sendo oferecidos na forma tradicional.

Como se cadastrar

Para estar apto a esses benefícios, o cidadão deve fazer o seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran e baixar o aplicativo “SNE” disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. Também é possível a utilização do sistema pelo ambiente web, além do cadastramento de pessoas jurídicas, o que permite incluir frotas de veículos das empresas.

O usuário poder inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer momento. Em caso de cancelamento, o motorista volta a ser comunicado de suas autuações e penalidade via correios.

Outro serviço que se tornou eletrônico foi a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O processo agora é eletrônico e dispensa toda aquela papelada para tirar a primeira habilitação ou renovar o documento. A iniciativa tem como objetivo desburocratizar o processo além de acabar com a utilização do papel no departamento.

Todo esse processo faz parte do programa Detran 100% Digital, que tem o objetivo de reduzir o uso de papel no órgão e oferecer um atendimento mais fácil, rápido e seguro para os cidadãos capixabas.

“Todo o sistema de incorporação de inteligência artificial nos processos do Detran vai permitir o controle cada vez melhor de fraudes que o cidadão ou alguém de dentro do sistema queira cometer”, alerta o governador Renato Casagrande.

Redução de custos

Casagrande ressalta ainda os benefícios para a população e Estado: “O que nós estamos fazendo ajuda o cidadão porque vai ter uma rapidez, uma economia, menos burocracia. Isso tudo favorece um governo que reduz custo e aumenta a velocidade oferecendo ao cidadão um serviço de mais qualidade”.

Um projeto-piloto de digitalização de processos veiculares também está sendo implantado no Ciretran de Linhares. O serviço é voltado especialmente àqueles processos demandam auditorias, como o primeiro emplacamento, alteração de características do veículo, transferência de proprietário entre outros. Motoristas que possuem esse tipo de processo, vão ter os documentos digitalizados.

A medida pretende melhorar a rastreabilidade e eliminar riscos de extravio da documentação. A expectativa é que o SS Digital seja válido em todo o Espírito Santo dentro de alguns meses.

culto-mimoso-23-05-2024

Mimoso do Sul: Culto de ação de graças marca 60 dias da enchente e faz homenagem às vítimas

prisao-presidente-kennedy-22-05-2024

Homem é preso após simular acidente de trânsito para matar desafeto em Presidente Kennedy

Baile de Gala 2023b-22-05-2024

Sob nova direção, Caçadores Carnavalescos promete um Baile de Gala inesquecível

roberto-valadao-b-22-05-2024

Governador e prefeito de Cachoeiro decretam luto de três dias pela morte de Valadão

bonecos-croche-presidio

Detentos capixabas produzem bonecos de super-heróis para crianças vítimas da chuva em Mimoso

roberto-valadao-22-05-2024

Cachoeiro perde Roberto Valadão, um de seus filhos mais ilustres

posto-oasis-lacrado-c-15-05-2024

A prefeitura estaria infringindo a lei se renovasse concessão do Posto Oásis, afirma procurador

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

Leia mais