dom 22/dezembro/2024 12:30
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto de Divulgação

Documentário recria vida de Ivan Santana, carpinteiro naval de Marataízes

redacao
Redação Dia a Dia

O documentário-ficção “Os Olhos de Ivan”, baseado na vida do carpinteiro naval Ivan Santana, que construía barcos e navios de grande porte na década de 1940, terá pré-estreia neste sábado (28) às 17h na Loja Maçônica da Barra de Itapemirim, em Marataízes.

Produzido e dirigido pelo cineasta Zé Peixoto com recursos da Lei Aldir Blanc e o apoio da Secretaria de Cultura de Marataízes, o filme é ambientado no Porto da Barra no ano de 1943.

Recria momentos da vida do homem que completaria 100 anos em 2021 e tem roteiro e direção de Zé Peixoto, e ao retratar a vida do carpinteiro naval, mostra a história da própria região do porto, local a que dedicou sua vida e morava com a família.

Os expectadores serão contemplados com cenários naturais como o velho Trapiche, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, o Palácio das Águias ou a antiga Oficina da Estrada de Ferro de Itapemirim.

Elas se fundem às imagens exuberantes do Porto da Barra e do Rio Itapemirim com suas garças e manguezais, em cenários deslumbrantes que servem de pano de fundo para ilustrar fatos históricos que destacaram essa região como a mais promissora do Espírito Santo.

Zé Peixoto destaca que é um privilégio trabalhar com cinema e audiovisual porque não precisa pensar que um dia deve se aposentar.

“Essa profissão é uma cachaça que você pode beber até o fim, ainda mais se tiver o privilégio de passar o ofício para o pessoal mais jovem. Nada melhor que dividir com os demais a minha vivência em arte visual, roteiro, cinema e televisão! ”, afirma o cineasta.

 

Entre a produção artesanal e industrial

Segundo o produtor de “Os olhos de Ivan”, apesar da estrutura de realização do documentário ter ficado a meio caminho entre o cinema artesanal e uma produção de formato industrial, o projeto foi concebido a partir de um roteiro capaz de adequar seu baixo orçamento ao potencial de belíssimas locações naturais em Marataízes.

Apesar do baixo orçamento, destaca, o apoio da Secretaria de Cultura do município contribuiu para que a produção do documentário tivesse um alto rendimento de sua equipe técnica, totalmente focada no projeto.

“Aqui fazemos de um limão uma limonada, e no final a gente se dá conta que tudo é uma questão de planejamento”, afirma Ivilisi Soares, produtora executiva e parceira na elaboração de todo o processo de produção do documentário.

Já na opinião do diretor de produção, Walmir della Cruz, tudo é possível quando existe um detalhamento preciso do projeto.

“Talvez, por ser artista plástico, sempre vi o documentário como uma pintura. A imagem é só aquilo que cabe dentro do quadro. Em “Os olhos de Ivan” toda a equipe técnica tinha um mesmo olhar neste sentido”, enfatiza della Cruz.

Já segundo o roteirista, produtor e diretor do projeto, um dos pontos essenciais da produção foi poder contar com uma equipe jovem e com muita garra de fazer e aprender fazendo.

Zé Peixoto ressalta que não se pode esquecer o papel fundamental da arte entre os jovens, pois estimula a formação de novos públicos e o gosto pelo cinema, além de revitalizar o valor da cultura como parte fundamental da identidade do cidadão”

Peixoto destaca que o filme pode ser visto como um mosaico de situações cotidianas, que ilustram uma crônica social e política do sul capixaba durante a década de 40 do século passado.

“Cada um destes cenários exuberantes serve de pano de fundo, para ilustrar fatos históricos que destacaram essa região como a mais promissora do Espirito Santo, até entrar em decadência, a causa do assoreamento do Itapemirim e da transferência do comércio para outras regiões do estado”, frisa.

Segundo o produtor, em paralelo à recriação de “causos” pitorescos de Ivan Santana, e aos relatos históricos de um mundo mergulhado na Segunda Guerra Mundial, o filme intercala trechos de entrevistas com membros da equipe de filmagem.

Estas entrevistas, colhidas em plena pandemia da Covid 19, revelam acontecimentos inesperados durante a produção do documentário, e retratam o impacto da morte diante das vítimas do coronavírus.

“Não é exagero afirmar que o documentário acabou se transformando em uma importante denúncia contra o descaso e o abandono, do patrimônio material e imaterial em nosso país, refletindo sobre a necessidade de ações concretas e urgentes para a preservação de nossa memória histórica”, destaca a produtora executiva Ivilisi Soares.

Rodado em Marataízes, com uma equipe técnica inteiramente da região, o filme apresenta um tratamento visual e sonoro de grande rigor estético, e apresenta o ator Glauber Diego no papel de Ivan Santana, com a participação especial de Marya Salvatierra.

 

SAIBA MAIS

LINK PROGRAMA CURTA VIDEO TVE ES

CANAL YOUTUBE BELOZE PRODUÇÕES
https://www.youtube.com/user/belozeproduccions007/featured

ESTREIAS

MARATAÍZES

28 de maio, às 17:00, no Auditório da Fraternidade Feminina, Rua Sete de
Setembro, 345 – Barra do Itapemirim

ITAPEMIRIM

18 de junho, às 18:00, no Auditório da UAB Universidade Aberta do Brasil,
Avenida Cristiano Dias Lopes, S/N – Itapemirim

CONTATO

Zé Peixoto (28) 35323911 / (28) WhatsApp (028) 988080957 / jlnunespeixoto@gmail.com

Ivilsi Soares WhatsApp (28) 999779989/ ivilisisoares@hotmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

projeto-amigos-solidarios-21-12-2024

Grupo do Zumbi reúne doações para ajudar famílias vulneráveis no Natal

inauguracao-lagoa-do-meio-21-12-2024

Governador e Tininho inauguram Lagoa do Meio, o mais novo ponto turístico de Marataízes

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara aprova projeto que concede abono de R$ 2 mil a servidores

Leia mais
plugins premium WordPress