Quatro candidatos estão na disputa pela Prefeitura de Castelo e intensificaram a campanha na busca pelos últimos votos. A eleição suplementar acontece neste domingo (27), das 8h às 17h. O resultado será anunciado no mesmo dia.
A candidata do PT, Janete Valani, participou ontem de uma caminhada pelo Centro e avaliou sua candidatura ao pleito suplementar.
“Andei por todos os cantinhos do município, mesmo em um tempo curto, mas como conheço bem o município, ficou fácil a caminhada, e é uníssono que a população Castelense quer mudança de verdade”, disse Janete.
O candidato do PTB, João Paulo Nali, participa neste sábado (26) de uma caminhada para tentar conquistar os últimos votos.
“Nossa cidade está há muitos anos sendo administrada pelo mesmo grupo e sem se desenvolver. Nossa saúde extremamente precária. Nesse processo eleitoral percebemos o sentimento da necessidade de mudança, de construir um outro momento para nossa cidade”, disse.
Já o tenente Sousa (Patriota) visitou a feira livre da cidade na última sexta (25) e neste sábado (26) participa de uma oração de agradecimento no encerramento da campanha.
“Estamos conseguindo conversar com as pessoas de maneira muito agradável. A nossa expectativa é a melhor possível para domingo. Nós entendemos que é o momento de mudança. E vai mudar”, disse o tenente Sousa.
O prefeito interino e candidato à reeleição, Domingos Fracaroli (PSDB), foi procurado pelo Portal Dia a Dia ES, mas não foi localizado.
A candidatura de Marcio Lemos foi indeferida pelo TRE e ele não está na disputa. Segundo o representante comercial, a impugnação ocorreu devido à incorporação do PHS ao Podemos, o que impossibilitou a participação dele no pleito de domingo.
Votação
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 28.377 eleitores estarão aptos a ir às urnas. O tribunal disponibilizou 126 urnas eletrônicas, distribuídas em 27 locais de votação, com 504 mesários convocados.
O TRE informou que em cidades com menos de 200 mil eleitores, a lei não exige que o vencedor obtenha a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um, não havendo, assim, a possibilidade de segundo turno. Logo, o candidato que tiver a maioria dos votos válidos será o vencedor. O tribunal não estimou o tempo de apuração da eleição, mas espera que seja rápido.
Para votar é necessário levar um documento oficial de identificação com foto. A Justiça Eleitoral sugere que o eleitor leve também o título para facilitar a identificação da seção eleitoral. A eleição será realizada das 8 às 17h.
Calendário
Dia 26/10 (sábado)
• Último dia para alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h
• Último dia, até as 22h, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata e passeata
Dia 27/10 (domingo) – Eleição
• É permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido ou candidato
• É vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado. Também são proibidos bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva.