dom 28/abril/2024 23:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Escritora aborda em livro, com muita sensibilidade, os sons que entram pela janela

redacao
Redação Dia a Dia

A professora de francês Bartira Zanotelli, formada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mestrado concluído em Tradução Técnica e Científica pela Université de Haute Alsace, na França, e em Estudos Literários em andamento pela Ufes, lançará o livro infantil “Os sons que entram pela janela”, que está em pré-venda.

Este é o primeiro lançamento da autora, mas ela diz que escreve há muito tempo. “Esse é o primeiro trabalho que senti vontade de publicar. Os meus colegas e professores do Mestrado em Estudos Literários me incentivaram e me animaram a mostrar meus textos”, destaca.

Bartira conta que o livro nasceu no longo período de isolamento entre 2020 e 2021 em função da pandemia da Covid-19.

“Raul, meu filho, sem poder ir para a escola e nem visitar amigos e familiares, gostava de passar o tempo olhando pela janela de nossa casa, em Cachoeiro. Ele foi minha inspiração e, sem querer, meu colaborador na escrita destes poemas.”, ressalta.

A escritora lembra que a casa familiar foi, por longos meses, na pandemia, o único local de vivência dessas crianças, e que elas passaram a explorar mais esse espaço e percebê-lo com mais intensidade.

“Os sons entram pela janela, literalmente. No espaço da nossa casa há objetos, pessoas, mas também há sons. As crianças e adultos, por ficarem em casa durante o período de isolamento social, passaram a notar mais os sons que veem da rua e entram pela janela da casa ao longo do dia, compondo a paisagem sonora desse novo ambiente de vivências intensas”, detalha.

Segundo Bartira, sua principal expectativa é de que as crianças e os adultos se divirtam com a leitura do livro. Em segundo lugar, espera contribuir com a formação de pequenos leitores e escritores futuros, sensíveis à linguagem poética e às questões quotidianas.

A autora conta que as fotografias/ilustrações foram feitas pelo grande amigo, fotógrafo e artista Luan Volpato, a partir de fotos reais dos emissores dos sons, trabalhadas e estilizadas para transformarem-se em ilustrações infantis.

E deixa uma recado aos apreciadores de um bom livro: “Leiam autores brasileiros, leiam autores capixabas, leiam simplesmente. Leiam para seus filhos, conversem sobre as leituras, e divirtam-se.

 

SAIBA MAIS

Para comprar o livro, acesse o site.

 

 

 

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais