A professora de francês Bartira Zanotelli, formada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mestrado concluído em Tradução Técnica e Científica pela Université de Haute Alsace, na França, e em Estudos Literários em andamento pela Ufes, lançará o livro infantil “Os sons que entram pela janela”, que está em pré-venda.
Este é o primeiro lançamento da autora, mas ela diz que escreve há muito tempo. “Esse é o primeiro trabalho que senti vontade de publicar. Os meus colegas e professores do Mestrado em Estudos Literários me incentivaram e me animaram a mostrar meus textos”, destaca.
Bartira conta que o livro nasceu no longo período de isolamento entre 2020 e 2021 em função da pandemia da Covid-19.
“Raul, meu filho, sem poder ir para a escola e nem visitar amigos e familiares, gostava de passar o tempo olhando pela janela de nossa casa, em Cachoeiro. Ele foi minha inspiração e, sem querer, meu colaborador na escrita destes poemas.”, ressalta.
A escritora lembra que a casa familiar foi, por longos meses, na pandemia, o único local de vivência dessas crianças, e que elas passaram a explorar mais esse espaço e percebê-lo com mais intensidade.
“Os sons entram pela janela, literalmente. No espaço da nossa casa há objetos, pessoas, mas também há sons. As crianças e adultos, por ficarem em casa durante o período de isolamento social, passaram a notar mais os sons que veem da rua e entram pela janela da casa ao longo do dia, compondo a paisagem sonora desse novo ambiente de vivências intensas”, detalha.
Segundo Bartira, sua principal expectativa é de que as crianças e os adultos se divirtam com a leitura do livro. Em segundo lugar, espera contribuir com a formação de pequenos leitores e escritores futuros, sensíveis à linguagem poética e às questões quotidianas.
A autora conta que as fotografias/ilustrações foram feitas pelo grande amigo, fotógrafo e artista Luan Volpato, a partir de fotos reais dos emissores dos sons, trabalhadas e estilizadas para transformarem-se em ilustrações infantis.
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoE deixa uma recado aos apreciadores de um bom livro: “Leiam autores brasileiros, leiam autores capixabas, leiam simplesmente. Leiam para seus filhos, conversem sobre as leituras, e divirtam-se.
SAIBA MAIS
Para comprar o livro, acesse o site.