A escritora capixaba Isa Colli, que mora na Bélgica, lançou o seu 45º livro, o 41º infantil. Como todos os outros, a história de “O Jardim da Amizade” também incentiva a preservação ambiental e hábitos sustentáveis.
O objetivo, conta a escritora, é ensinar sustentabilidade às crianças e estimular o contato com a natureza, inclusive através da jardinagem.
“Ao aprender sobre os ciclos das plantas, a criança desenvolve a consciência ambiental e, quando se tornar adulta, poderá ser mais crítica e observadora em relação às práticas irregulares que ameaçam o equilíbrio do ecossistema”, destaca Isa.
A autora pontua que acredita firmemente que a educação é capaz de mudar o mundo, e que através dela poderemos alcançar uma geração muito mais consciente que a nossa.
“É um trabalho de formiguinha, contínuo, que precisa ser feito. Eu entendo que preciso dar a minha contribuição por um mundo melhor, e faço isso quando falo da importância da preservação, incansavelmente, e de forma lúdica, em meus livros”.
Isa diz que Jardim da Amizade é um livro delicado, sensível e cheio de alegria, que conta a história de amizade entre Jô, uma jovem minhoca, e Beatriz, uma lagarta que se transformou em uma borboleta colorida e cheia de charme.
Elas aprendem na convivência que todos são importantes para a preservação do planeta, segundo a autora. “As crianças já são surpreendidas pelo visual, uma vez que o livro é rico em detalhes e cores. E a história é muito cativante. Procurei mostrar que o respeito e o carinho pela natureza são essenciais para garantir a harmonia entre os seres vivos”, diz Isa Colli.
Emoção com a primeira história
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Outro livro da autora que também encanta os pequenos com a temática de flores, frutas e natureza abundante é A Árvore Dourada”.
Ele tem uma história muito especial: foi escrito por Isa quando ela tinha 13 anos e publicado agora, 40 anos depois. A fábula ensina a valorizar as coisas simples do dia a dia, como o contato com a natureza.
A obra narra o despertar do menino Juca para as belezas da vida. E foi durante um passeio, onde avistou um pomar com diversidade de frutas, que o garoto embarcou em uma aventura imaginária e muito educativa.
A história também cativa por falar de inclusão, pois o protagonista tem uma deficiência visual, o que não o impede de vivenciar uma experiência incrível no pomar.
“Esses livros podem ser lidos em família ou trabalhados em sala de aula. E o legal é que as duas histórias podem inspirar brincadeiras e até novos hábitos de vida. Uma possibilidade bacana é montar uma pequena horta, pomar ou jardim em casa ou na escola. Cultivar um pomar em casa, por exemplo, estimula o consumo de alimentos orgânicos, que não prejudicam o solo”, sugere.
A escritora enfatiza que cuidar do meio ambiente e repensar formas de ser mais sustentáveis são atitudes fundamentais para o futuro do Planeta. O livro estará disponível para vendas a partir de 15 de julho.