sáb 20/abril/2024 04:46
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Escritora Isa Colli lança mais um livro que incentiva a preservação ambiental

redacao
Redação Dia a Dia

A escritora capixaba Isa Colli, que mora na Bélgica, lançou o seu 45º livro, o 41º infantil. Como todos os outros, a história de “O Jardim da Amizade” também incentiva a preservação ambiental e hábitos sustentáveis.

O objetivo, conta a escritora, é ensinar sustentabilidade às crianças e estimular o contato com a natureza, inclusive através da jardinagem.

“Ao aprender sobre os ciclos das plantas, a criança desenvolve a consciência ambiental e, quando se tornar adulta, poderá ser mais crítica e observadora em relação às práticas irregulares que ameaçam o equilíbrio do ecossistema”, destaca Isa.

A autora pontua que acredita firmemente que a educação é capaz de mudar o mundo, e que através dela poderemos alcançar uma geração muito mais consciente que a nossa.

“É um trabalho de formiguinha, contínuo, que precisa ser feito. Eu entendo que preciso dar a minha contribuição por um mundo melhor, e faço isso quando falo da importância da preservação, incansavelmente, e de forma lúdica, em meus livros”.

 Isa diz que Jardim da Amizade é um livro delicado, sensível e cheio de alegria, que conta a história de amizade entre Jô, uma jovem minhoca, e Beatriz, uma lagarta que se transformou em uma borboleta colorida e cheia de charme.

Elas aprendem na convivência que todos são importantes para a preservação do planeta, segundo a autora. “As crianças já são surpreendidas pelo visual, uma vez que o livro é rico em detalhes e cores. E a história é muito cativante. Procurei mostrar que o respeito e o carinho pela natureza são essenciais para garantir a harmonia entre os seres vivos”, diz Isa Colli.

 

Emoção com a primeira história  

 Outro livro da autora que também encanta os pequenos com a temática de flores, frutas e natureza abundante é A Árvore Dourada”.

Ele tem uma história muito especial: foi escrito por Isa quando ela tinha 13 anos e publicado agora, 40 anos depois. A fábula ensina a valorizar as coisas simples do dia a dia, como o contato com a natureza.

A obra narra o despertar do menino Juca para as belezas da vida. E foi durante um passeio, onde avistou um pomar com diversidade de frutas, que o garoto embarcou em uma aventura imaginária e muito educativa.

A história também cativa por falar de inclusão, pois o protagonista tem uma deficiência visual, o que não o impede de vivenciar uma experiência incrível no pomar.

 “Esses livros podem ser lidos em família ou trabalhados em sala de aula. E o legal é que as duas histórias podem inspirar brincadeiras e até novos hábitos de vida. Uma possibilidade bacana é montar uma pequena horta, pomar ou jardim em casa ou na escola. Cultivar um pomar em casa, por exemplo, estimula o consumo de alimentos orgânicos, que não prejudicam o solo”, sugere.

 A escritora enfatiza que cuidar do meio ambiente e repensar formas de ser mais sustentáveis são atitudes fundamentais para o futuro do Planeta. O livro estará disponível para vendas a partir de 15 de julho.

 

 

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais