A 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro sediada no bairro BNH de Cima suspendeu o atendimento por algumas horas na noite desta sexta-feira (11) para detonação de um objeto suspeito, supostamente uma dinamite, que foi apreendida, juntamente com drogas, armas e rádio comunicadores durante uma ação da Polícia Civil no bairro Zumbi.
O local foi interditado por quase seis horas, entre 19h e 00h40, e foi completamente isolado por determinação do delegado titular Caetano Alfredo Nicolau, por orientação da Policia Civil quando há apreensão de artefatos explosivos.
Para a ação, foi acionado o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar. O relato é de que o delegado titular da 7ª Regional já havia feito o isolamento da área onde se encontrava o objeto suspeito.
Por segurança, o Esquadrão Antibombas decidiu ampliar a área isolada, para só então iniciar as contramedidas necessárias.
Segundo as informações da polícia, primeiro o objeto foi observado e passou por um equipamento de Raios-X, o que permitiu a confirmação da suspeita de que seria explosivo similar a um fragmentador de rochas ornamentais, utilizado nas pedreiras para detonação de blocos.
Com isso, o objeto foi levado a um local seguro e destruído, não sobrando vestígios para análise posterior. A polícia destaca que na ação foram usados todos os equipamentos de proteção individual necessários para garantir a integridade da equipe.
E que também foram tomadas todas as precauções para atenuar os efeitos da explosão, o que garantiu o sucesso da operação, já que não houve danos ao patrimônio nem a terceiros.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Mas segundo informações do BME o artefato era de grande periculosidade, podendo causar danos irreparáveis e perigo de morte para os policiais civis que estavam próximo caso todas as medidas de segurança não tivessem sido tomadas.
Segundo o Investigador Neto, da Delegacia de Investigações Criminais (Deic), a explosão foi tão forte que assustou os bairros vizinhos.
“Estamos realizando investigações agora para saber a origem desse artefato e para quais fins seria usado, já que colocou toda a equipe da Deic em risco”, finalizou o investigador.