qui 24/abril/2025 13:43
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Estado oferta 14 mil vagas para formação de professores da Educação Infantil

foto perfil anete3
Anete Lacerda

A Secretaria da Educação (Sedu) abriu inscrições para a Formação Implementação do Currículo do Espírito Santo na Educação Infantil (ICESEI). As inscrições devem ser feitas até 05 de outubro pelo link: https://forms.gle/3ZGhRRvpM5YE4EVZA voltado a professores da Educação Infantil e equipes escolares das redes municipais de ensino.

O curso é 100% on line e o objetivo é apoiar o fazer docente na Educação Infantil da rede pública capixaba para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam, sob os eixos interações e brincadeiras, aprendizagens e conhecimentos que serão ampliados e aprofundados ao longo do seu processo formativo.

A capacitação será realizada por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geief) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), junto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a certificação será pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope).

Foram disponibilizadas 14 mil vagas e a formação terá carga horária de 100 horas, com início no dia 13 de outubro e término no dia 31 de janeiro.

Ela é voltada ao trabalho pedagógico a partir do qual os professores da Educação Infantil tenham um olhar sensível em relação à especificidade do modelo de educação e do cuidado necessário à infância.

Cada tópico da formação apresenta temáticas pautadas nos cinco campos de experiências como importantes processos de formação integral das crianças e nos eixos norteadores das práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Estão fundamentados nos princípios e em direitos da aprendizagem (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se), que devem ser garantidos a todas as crianças da Educação Infantil.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Portanto, o documento traz a concepção de infância e o conceito de família como integrantes de um processo social e histórico, que está em constante modificação.

 

SAIBA MAIS

– O Currículo do Espírito Santo etapa da Educação Infantil integra uma das ações do regime de colaboração entre Estado e Municípios, sendo resultado de um trabalho colaborativo entre as Redes Públicas de ensino, desenvolvido nos últimos anos.

– Essa é mais uma ação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que tem como premissas viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre as Redes Estadual e Municipais de Ensino a partir do diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos capixabas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cachoeiro-24-04-25

Prefeitura de Cachoeiro apura conduta de professor por prática punitiva em escola municipal

Beira Rio

Tour 360: Beira Rio ganhará passeio virtual com visão panorâmica e interativa

itabira-23-04-25

Rota do Itabira é nova opção de lazer em Cachoeiro

IPAJM

Beneficiários do IPAJM podem fazer a prova de vida pelo Gov.br em 2025

Traslado-corpo-Papa-Francisco-23-04-25

Corpo do Papa Francisco é levado para a Basílica de São Pedro com homenagem de 20 mil pessoas

cachoeiro-23-04-25

Cachoeiro registra crescimento em mais de 20% na abertura de empresas no primeiro trimestre

alunos-canadaa-23-04-25

Estudantes do Intercâmbio Sedu retornam do Canadá

bispos-papa-23-04-25

Papa Francisco nomeou seis bispos capixabas durante seu pontificado; veja quem são

Leia mais