seg 4/março/2024 14:49
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Rodrigo Zaca

Estado vai implantar sistema com reconhecimento facial

Lilia-barros-05-09-2023
Lilia Barros

O Estado anunciou, nesta terça-feira (2), que vai contratar um módulo de identificação facial para que todos os capixabas e população que reside no Espírito Santo sejam reconhecidos pelo sistema de inteligência da Segurança do Estado.

O objetivo é usar o novo equipamento como instrumento de combate ao crime, mas também para localizar pessoas que se perdem e estão desaparecidas no Estado.

A população capixaba está sendo cadastrada no novo sistema de identificação civil que já está em operação, como as novas carteiras de identidade emitidas e que são compatíveis com a plataforma do cerco inteligente.

O cerco de inteligência em operação não apenas recupera veículos mas também registra a localização de criminosos e permite que as informações sejam repassadas às Polícias Militar e Civil, para que sejam investigados e presos.

Em entrevista coletiva à imprensa, o governador Renato Casagrande, explicou o andamento do novo sistema de reconhecimento facial.

” Em 2024, vamos avançar na intalação de novos instrumentos de tecnologia e o reconhecimento facial vai ser um deles para combater o crime. Quando tivermos todos os capixabas cadastrados, na plataforma de inteligencia artificial do cerco inteligente, teremos condições de identificar todo mundo no estado do Espírito Santo. Vamos passar o cadastro para uma câmera que capta a imagem da pessoa. Outra utilidade do módulo de identificação facial será a localização de pessoas desaparecidas no Estado, queremos ajudar a encontrar essas pessoas”, disse Casagrande.

Crimes de proximidade

Casagrande pontuou que o combate ao crime não tem sido fácil, embora o Estado tenha reduzido historicamente o índice de homicídios em 2023, em relação aos últimos 27 anos.

“O combate ao crime é dificil e sofisticado. Existem muitos crimes de proximidade como eventos de churrasco em familia ou encontro de amigos onde surgem discussões e as pessoas querem resolver no tapa e na arma. Não temos controle sobre essa situação porque tem uma violência imbutida na alma das pessoas. É tarefa também das comunidades, igrejas e famílias promover o ambiente de paz e não só colocar o peso da responsabilidade sobre os ombros dos nossos policiais.”

O Estado do Espírito Santo teve uma queda histórica em homícidios. Leia Mais Aqui

 

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

ponte-madeira-03-03-2024

A ponte

interdicao-br-101-viana-03-03-2024

Manifestantes interditam BR 101 por falta de energia

janela-03-03-2024

Quarto de descanso

Dia da Mulher

Retirada das camisetas da Corrida da Mulher será na sexta

Ales

Assembleia Legislativa se prepara para deliberar sobre prisão de deputado

Leia mais