Para alguns especialistas, letramento matemático refere-se ao desenvolvimento de capacidades de raciocínio lógico e argumentação, para além dos cálculos. Segundo o INEP é “[…] a capacidade de identificar e compreender o papel da matemática no mundo moderno, de tal forma a fazer julgamento bem embasados, e utilizar e envolver-se com a matemática, com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento desse papel de cidadão consciente, crítico e construtivo”.
Considerando tal complexidade e desafio, separamos algumas dicas de brincadeiras que podem ajudar aos pais/ responsáveis a motivar os filhos na hora de estudar e aprender em casa:
Encontre o número: usando materiais recicláveis vocês podem criar uma brincadeira divertida que, além de possibilitar o reconhecimento do numeral, permite a prática das operações (adição, subtração ou multiplicação), ou ainda identificar o maior ou menor numeral. Escreva os números a serem identificados pela criança em tampinhas de garrafas e separe objetos para representar as quantidades (pode ser grãos de feijão, milho, brinquedos ou outros objetos menores) que possam ser manuseados pelo aprendiz durante a atividade.
Máquina de Calcular: nessa dica, a diversão e aprendizado começam com a engenharia doméstica de “construir uma máquina” capaz de realizar a soma dos numerais (ver modelo na foto). Usando materiais recicláveis como papelão e criatividade é possível criar uma engenhoca que, através do lúdico, demonstra aos pequenos aprendizes as quantidades somadas em uma operação.
Lista de Compras: Uma tarefa doméstica comum é a realização de listas de compras. A educação financeira é importante para ensinar a criança os benefícios de um planejamento de gastos, assim como identificar as quantidades e valores dos produtos. Entre as opções vocês podem criar uma “lista de faz de conta” e o mercadinho com os produtos/alimentos que tem em casa ou ainda fazer a lista de compra da semana, e estimativa dos preços a serem gastos, após a ida ao mercado fazer a comparação entre o valor e o encontrado.
Desafio dos blocos – Os blocos estão entre os queridinhos para brincadeira com as crianças. Podemos ensinar a identificar tamanhos e formas ou ainda a empilhar torres e calcular altura e diferenças entre elas. Nessa atividade desenvolvemos o raciocínio lógico, pensamento espacial e habilidades geométricas.
Além dessas dicas, podemos inserir a matemática em rotinas e tarefas do cotidiano, como na hora de preparar um lance, ou quando olhamos uma piscina cheia de água ou quando caminhamos até a padaria/casa, aprendendo sobre o tempo, fração, distância, volume, área ou outras representações numéricas.
A abordagem lúdica ajuda a criança a desenvolver competências e habilidades para raciocinar, argumentar e comunicar, desvelando as idéias diversas da matemática como uma forma de leitura do mundo vivido.
Sites consultados:
https://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_matematico.pdf