A partir do dia 1º de agosto o Hospital Evangélico Litoral Sul, em Itapemirim, deixará de atender pacientes com Covid-19. Os leitos serão destinados à clínica médica.
A decisão faz parte da nova política de desmobilização de leitos da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), esclarece o médico Marlus Thompson, coordenador da UTI.
Ele lembra que o hospital iniciou sua contribuição no enfrentamento da pandemia no dia 23 de maio de 2020, com a inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo, que leva o nome de “Dona Penha Ayub”, uma homenagem à mãe da Deputada Federal Norma Ayub, responsável por destinar emendas parlamentares para aquisição de todos equipamentos do espaço.
“A gente obteve números comparáveis às melhores UTIs do Brasil. Tudo isso graças aos esforços de pessoas que contribuíram de maneira importante, entre elas, sem dúvida, a Deputada Norma”, enfatizou Marlus Thompson.
Os leitos iniciais eram 20 para a UTI e 20 para a enfermaria, que depois, diante da segunda onda da pandemia, foram ampliados para 30 e 40, respectivamente, informa o cordenador da UTI.
“A pandemia acelerou a inauguração da nossa UTI. Com seu fechamento, a população sul capixaba ganha uma nova estrutura para atender às suas necessidades”, comenta o diretor clínico Dr. Felipe Vieira.
Já os leitos de enfermaria também voltaram a atender a demanda da clínica médica, cirurgias gerais e vasculares.
As internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão feitas através do serviço estadual de Central de Vagas.