Durante sua passagem por Cachoeiro de Itapemirim nesta sexta-feira (15), quando assinou a ordem se serviço para o início das obras da nova Delegacia Regional do município, o governador Renato Casagrande conversou com a imprensa sobre a expectativa da chegada da vacina anticoronavírus no estado, previsto para a próxima semana.
Segundo ele, assim que chegar, o grupo prioritário começará a ser vacinado no dia seguinte. “Expectativa na próxima semana de recebermos as vacinas, logo no início da semana. Também temos a expectativa de uma reunião com o ministro da Saúde, Pazuello, na terça-feira. Mas, antes disso talvez tenhamos notícias de receber algumas vacinas do Butantã ou daquela que está vindo da Índia”, disse.
“Os profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos, em longa permanecia nas instituições de apoio e os indígenas, terão prioridade, de acordo com o programa de vacinação do Governo Federal. Vamos começar no dia seguinte ao da chegada da vacina. Temos seringa e agulhas suficientes, e estamos em conversas com os municípios”, continua o governador.
Na tarde da última quinta-feira (14), o governador anunciou a abertura de 30 novos leitos de UTI-Covid, para atender os pacientes de Manaus, que vive um caos com a alta dos casos. “O Espírito Santo está disponibilizando 30 vagas de UTI-Covid para atender os pacientes do Amazonas. O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas”, anunciou o governador.
Sobre prejudicar o atendimento aos capixabas, Casagrande reforça que o Estado segue com condições de atender a demanda. “Não prejudica o atendimento da nossa população. Estamos perto de 150 leitos disponíveis para Covid para atender os capixabas. Estamos reservando de forma solidária e fraterna. A situação em Manaus é caótica: não tem leito, não tem oxigênio e as pessoas estão perdendo as vidas. Nesse momento temos que dar as mãos”, finaliza o governador.