A Fundação Benedito Pereira Nunes, mantenedora da Faculdade de Medicina de Campos, emitiu nota oficial de esclarecimento sobre a operação “Falso Positivo” deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (26), a qual visa apurar uma série de casos de alunos que têm se aproveitado de declarações e documentos falsos para obterem bolsa de estudo social.
A Fundação agradece à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal pelo importante apoio no combate às fraudes, e diz que aos medidas veem ao encontro das adotadas internamente no sentido de garantir a seriedade e transparência de todo o processo de concessão de bolsa de estudo social em favor dos alunos que necessitam do benefício.
A nota destaca ainda que a Fundação Benedito Pereira Nunes vem intensificando, desde 2018, a revisão das regras e dos processos para a concessão de bolsas de estudo social e promovendo, no mês corrente, o reordenamento do Serviço Social, visando melhor adequação à legislação aplicável.
Destaca também que a última revisão do Regimento Geral da Faculdade de Medicina de Campos levada a efeito por parte de seu Conselho Superior (CONSUP), também no mês corrente, permitirá que situações como estas sejam devidamente apuradas e, sob contraditório, punidas administrativamente.
A mantenedora da Faculdade de Medicina de Campos enfatiza ainda que com o reordenamento, os bolsistas passarão a receber visitas sociais rotineiramente, o que permitirá que equipe técnica possa correlacionar com maior segurança as situações retratadas documentalmente com as dificuldades encontradas de fato na realidade destes alunos, o que terá um relevante impacto no combate às fraudes verificadas.
Por fim, a Fundação Benedito Pereira Nunes ressalta que é fundamental que as bolsas de estudo social sejam concedidas aos alunos que efetivamente preencham o perfil socioeconômico e, por isto, a melhoria dos processos correlatos se apresenta como uma das metas da atual gestão.