ter 5/março/2024 04:30
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Fim de semana com tradicional Festa da Penha em Alto São Vicente, Cachoeiro

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

A comunidade de Alto São Vicente, no distrito de São Vicente, que tem o ponto mais alto de Cachoeiro, a Pedra da Penha, promove neste domingo (28) e na segunda-feira (29) a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha.

Realizada há mais de 100 anos, a festividade terá suporte da prefeitura, por meio do edital de apoio a festas populares da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No primeiro dia, os festejos começam às 10h, com um torneio de futebol entre as famílias da comunidade, no campo local, seguido de apresentação musical.

Já na segunda-feira (29), às 7h, terá início a procissão com motoqueiros, na localidade de Independência, em direção à Pedra da Penha, onde haverá celebração eucarística.

Às 11h, na área de lazer da comunidade, começa um almoço com música ao vivo. A programação segue à tarde com torneios abertos de futebol e bocha, sorteio de brindes, barraca de doces e salgados e atividades para a criançada.

“É uma festa muito tradicional, realizada há mais de um século. É um local de peregrinação para os devotos de Nossa Senhora da Penha, visitado o ano todo, mas, em especial, nesta data. É uma celebração muito simples, mas com todo contexto religioso e de forte tradição para as famílias da localidade”, conta a moradora de Alto São Vicente, Patrícia Pancini.

A secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, destaca que a festa em São Vicente inaugura o edital de apoio às festas populares do município. “É um importante instrumento de gestão de cultura e turismo, que garante o princípio da isonomia e a democratização do acesso ao recurso público”, avalia.

Turismo Rural

O distrito de São Vicente está localizado a 39 quilômetros da sede de Cachoeiro. Além da Pedra da Penha, com 1.080 metros, tem outro importante ponto turístico do município, a Cachoeira Alta, com queda d’água de 100 metros.

Pelo seu potencial turístico, o distrito integra o projeto do Circuito de Turismo Rural, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), em parceira com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), de Cultura e Turismo (Semcult) e de Meio Ambiente (Semma).

Alegre_Caparao

Cachoeiro e Alegre recebem oficinas para construir plano “ES 500 anos”

GCM

Guarda Municipal apreende moto com placa adulterada em Cachoeiro

envelhecimento

Geração Z sofre de envelhecimento precoce. Por quê?

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

Leia mais