ter 17/maio/2022 05:11
Hélio Filho/Secom

Governador e ministra da Agricultura dão início à colheita do café conilon no ES

Governador e ministra da Agricultura dão início à colheita do café conilon no ES
DiaaDiaES.com.br

O governador Renato Casagrande e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, fizeram nesta sexta-feira (24) um ato simbólico marcando o início da colheita de café conilon no Espírito Santo.

A solenidade ocorreu no município de Águia Branca, no Norte do estado.Casagrande agradeceu a vinda da ministra e destacou a importância da cafeicultura na economia capixaba.

“Temos uma agricultura formada por pequenas propriedades, que têm uma alta produtividade e sustenta na época da colheita cerca de 400 mil pessoas. Essa é uma oportunidade de a ministra conhecer um pouco mais das potencialidades e também dos desafios de nossa cafeicultura, estreitando cada vez mais nossa relação”, afirmou.

O governador lembrou ainda das dificuldades enfrentadas pelos agricultores em decorrência dos últimos períodos de estiagem. “Nossa expectativa é que a gente, tanto o Governo Federal quanto o estadual, possa encontrar um caminho que alivie as dívidas dos produtores rurais”, destacou.

Sobre este ponto, a ministra Tereza Cristina afirmou que essa situação já é de conhecimento do Governo e que soluções estão sendo avaliadas.

“O pior dos mundos é que eles saiam da atividade e percam suas propriedades. É isso que a gente está tentando fazer para dar um tempo para eles se reprogramarem, produzirem novamente e ir pagando da maneira que eles conseguirem”, adiantou.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, lembrou sobre o desenvolvimento da cafeicultura no Espírito Santo, que é um grande diferencial no País.

“Temos um processo de pesquisa intenso, com publicações internacionais, possuímos um trabalho de extensão rural de sucesso por meio do Incaper, que realiza pesquisas e leva novas tecnologias ao produtor, fazendo com que a cafeicultura se torne um ponto de equilíbrio da maioria dos nossos municípios, além de fonte de emprego e renda”, pontou.

Ultimas Notícias
%d blogueiros gostam disto: