qua 12/junho/2024 16:44
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Projeto Reflorestar, do governo do Estado. Foto: Bandes

Governadores criam conselho para enfrentar crise climática

redacao
Redação Dia a Dia

Governadores de todo o Brasil assinaram nesta quinta-feira (29) uma carta-compromisso na busca de formar uma aliança de enfrentamento à crise climática e criaram o Conselho de Governadores pelo Clima. Renato Casagrande, chefe do Executivo do Espírito Santo, também assinou o documento.

A decisão pela criação do conselho foi tomada durante o 1º Encontro Internacional dos Governadores pelo Clima, promovido pelo Centro Brasil no Clima (CBC), de forma virtual.

A ideia é avançar na integração de políticas subnacionais para o cumprimento das metas do Acordo de Paris e o fortalecimento de eixos econômicos sustentáveis.

A carta ressalta ainda o papel central dos governos estaduais no esforço global para manter o aquecimento da Terra bem abaixo de 2°C e acelerar a transição para uma economia limpa e inclusiva.

Meio ambiente

Durante o encontro, o governador Casagrande ressaltou as plataformas do governo do Espírito Santo na proteção do meio ambiente.

“Temos um programa de combate às mudanças climáticas que foi implementado desde o início do governo. Agora, mais do que nunca, estou alinhado com esse esforço dos governadores pelo clima para fazermos uma compensação da ausência de política do governo federal devido à importância do Brasil pelo tema”, frisou o capixaba.

Renato Casagrande durante a videoconferência. Foto: Giovani Pagotto/Governo ES

Casagrande citou ainda as principais ações de governo voltadas à preservação ambiental:

“Trabalhamos dentro de um marco legal em nossa Lei de Combate às Mudanças Climáticas e o respectivo Fórum Estadual, instalado no ano passado e que está debatendo esse programa. Temos diversas outras ações na área de preservação, como o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e de Desenvolvimento Regional Sustentável para cada microrregião do Estado. Realizamos o inventário de gases do efeito estufa; monitoramento da seca, pois aqui temos chuvas intensas e depois longos períodos de seca; além do aperfeiçoamento do monitoramento da qualidade do ar; obrigatoriedade da instalação de energia solar nas novas edificações públicas estaduais; e o controle de barragens. Também estamos montando um Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastre do Espírito Santo”, listou.

Reflorestar

O governador capixaba destacou ainda o Programa Reflorestar, que é referência nacional na restauração florestal de larga escala.

“É um investimento de R$ 70 milhões. Foram 10 mil hectares que nós remuneramos para o produtor mantê-la em pé e estamos monitorando mais de 200 mil hectares que estão sendo recuperados. Quero fazer parte efetivamente dessa grande articulação de uma política clara de proteção e combate às mudanças climáticas em nosso país”, disse Casagrande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
casal-morto-castelo-11-06-2024

Mistério em Castelo. Casal é morto a tiros dentro de apartamento

policia-federal-correios-11-06-2024

PF investiga desvio de mercadorias em agência dos Correios de Iconha

vereador morto-kennedy-11-06-2024

Polícia prende 5 e está atrás de mandante da morte de vereador de Kennedy

festival-festa-cachoeiro-10-06-2024

Festival leva variedade de comida, bebida e artesanato à Festa de Cachoeiro

Posto-Justica-trabalhista-do-trabalho-Mimoso

Audiência debate possível fim do posto da Justiça Trabalhista de Mimoso

vargem-alta-c-10-06-2024

PSB apresenta pré-candidatos e debate eleições 2024 em Vargem Alta

Casagrande-EmpregaJUV-10-06-2024

Governo lança programa com 1.120 vagas para qualificação de jovens

mimoso-do-sul-vista-aerea-panorama-05-06-2024

Mais de 200 vagas de emprego para moradores de Mimoso do Sul

Leia mais