O governador Renato Casagrande se reuniu na manhã desta quarta-feira com Romeu Zema, governador de Minas Gerais, e com os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Advocacia Geral da União (AGU), Bruno Bianco, e com o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Moura Alves.
Em pauta, o acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, de propriedade da mineradora Samarco, controlada pelas empresas Vale e BHP Billiton, no ano de 2015.
Os governadores solicitaram o apoio da União ao processo de repactuação, que visa mudar as regras do acordo atual de forma a agilizar a reparação dos danos, com foco nas regiões e comunidades atingidas.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
O resultado da reunião foi considerado positivo e, como próximo passo, foi estabelecida a atuação para o fortalecimento do trabalho conjunto, envolvendo as instituições públicas da União e dos dois Estados – Ministérios Públicos Estaduais e Federal, Defensorias Públicas Estaduais e Federal.
Tudo para garantir maior agilidade para o processo de reparação dos prejuízos causados pelo rompimento da barragem, que segue, até o momento, sem uma resposta satisfatória para os estados, União e atingidos.