O governador Renato Casagrande inaugurou, neste sábado (11) uma obra de contenção de encostas no bairro Padre Gabriel, em Cariacica. A ação faz parte de um pacote de investimentos em todo estado para adaptação às mudanças climáticas.
Na obra em Cariacica foram investidos R$ 2,19 milhões nas intervenções na Avenida Elói da Penha. Também foram entregues uma nova ponte sobre o Rio Marinho e o Campo Bom de Bola do bairro Alzira Ramos.
O governador anunciou ainda investimentos em infraestrutura, com a drenagem, pavimentação e sinalização de trechos de ruas no bairro Bela Aurora, além da autorização de repasse para a reconstrução da escola Nilton Gomes e aconstrução da quadra esportiva da unidade localizada no bairro Cruzeiro do Sul.
“Cariacica sempre precisou muito do poder público e junto com o prefeito estamos mudando a realidade da cidade”, disse Casagrande, ao lado do prefeito Euclério Sampaio.
Ele destacou outros investimentos como a nova orla do município, as obras de macrodrenagem, os viadutos da Avenida Mário Gurgel, na antiga BR-262, além da reforma da Avenida América.
“São muitas obras e hoje anunciamos mais um pacote de investimentos. Bela Aurora ansiava por essa macrodrenagem e temos certeza que a população vai deixar de sofrer com alagamentos”, disse o governador.
A solenidade teve a participação do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço. “Num mesmo dia, o governo confirma em Cariacica um conjunto significativo de investimentos que têm a capacidade de melhorar o dia a dia das pessoas. Educação, esporte, lazer e infraestrutura. Uma parceria que se renova com a prefeitura e vamos evoluir”, destacou.
Ricardo sinalizou ainda a estruturação de um polo industrial na região de Vila Cajueiro. Segundo ele, com o investimento a região terá condições adequadas para viabilizar a manutenção e a instalação de novos empreendimentos para gerar emprego e renda.
Fundo Cidades
As obras de contenção na Avenida Elói da Penha foram executadas pela prefeitura com recursos provenientes do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, gerido pela Secretaria do Governo (SEG). O perímetro da obra havia sido classificado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil como uma área de risco alto para a ocorrência de desastre.
Os serviços realizados incluíram instalação de quatro cortinas atirantadas (paredes em concreto armado dimensionadas em função das cargas nos tirantes), cada uma com 3,5 metros de altura, sendo que duas delas com 12 metros de extensão e as outras duas com 24 metros de extensão.
Também foram construídos dois muros em formato de L, com estacas, medindo 1,5 metro de altura e oito metros de extensão. A obra incluiu a instalação de 51 metros de guarda corpo metálico.