dom 28/abril/2024 01:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Governo do Estado vai criar grupo de trabalho para avaliar se assume concessão da BR 101

redacao
Redação Dia a Dia

O Governo do Estado anunciou que estará montando na próxima semana um grupo de estudos para avaliar a viabilidade econômica de assumir o controle da administração da BR 101, que atualmente está sob responsabilidade do governo federal.

Recentemente, a concessionária Eco 101 comunicou à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) o interesse em romper o contrato, motivo pelo qual o governo quer avaliar a viabilidade de assumir a concessão.
A informação sobre a criação do grupo de estudos é do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pessanha, que se reuniu quarta-feira (26) com representantes da EcoRodovias, responsável pela Eco 101, e da Findes, para tratar do assunto.
Pessanha informou que o objetivo do encontro era saber se havia interesse por parte da concessionária de fazer o mesmo que aconteceu em Mato Grosso, onde o governo estadual assumiu a Rodovia 163, de responsabilidade da concessionária Rota Oeste, controlada pela Odebrecht.
“Ao saber disso o governador Renato Casagrande nos pediu para estudar esta proposta para ver se era viável para o Espírito Santo”, relatou.
O secretário diz que a reunião foi muito boa, mas que o trabalho ainda está em fase inicial.  “Precisávamos ouvir se a Eco 101 teria interesse em compor conosco e conversar para construir uma proposta, e eles demonstraram interesse de sentar para fazermos isto juntos”, frisou.
O secretário lembra que em Mato Grosso o controle foi adquirido através de uma empresa pública, que é o que se pretende fazer no Estado. “Dependendo dos resultados deste estudo, o Governo do Estado pode comprar o controle acionário da concessão”, reforça.
Mas Pessanha faz questão de ressaltar que qualquer informação ainda é muito precoce, já que é preciso construir uma proposta a partir da ação deste grupo de trabalho que se reúne a partir da semana que vem.
“Na semana passada já tivemos uma reunião com representantes da ANTT em Brasília para entender o ponto de vista de agência reguladora, e para demonstrar o nosso interesse. Já sabemos que, a princípio, é viável juridicamente. Agora vamos avançar e ver se é viável financeiramente para o Estado”, reforça.
Ricardo Pessanha diz que agora cabe ao grupo montar um cronograma com informações de natureza econômica, essenciais para o estudo da perspectiva que permita montar uma nova modelagem de contrato.
“Vamos fazer um raio X do contrato. Ainda não podemos falar nada em relação aos custos. É leviano afirmar qualquer coisa em relação a isto antes da conclusão do trabalho deste grupo de estudos”, enfatizou.
O secretário destacou que caso haja interesse da Eco 101 e seja viável economicamente para o  Estado, a relicitação, que pode demorar até dois anos, será evitada e a concessão será assumida, o que vai permitir que o ritmo das obras sejam mantidos, o que é benéficos aos usuários da BR 101.
SAIBA MAIS
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em resposta à demanda feita pelo Dia a Dia, confirmou que recebeu da concessionária Eco 101, no dia 15 de julho deste ano, o pedido de relicitação da BR 101 no trecho que corta o Espírito Santo.

Segundo a assessoria do órgão, o processo será conduzido e avaliado considerando os limites técnicos e legais que permeiam a boa gestão regulatória com base na Lei nº 13.448/2017 e no Decreto nº 9.957/2019.

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

José_Santiago_desaparecido_Muqui_24_04_24

Aposentado desaparece e família pede ajuda: “Estamos sem comer e sem dormir”

acidente_Village_Cachoeiro_26_04_24

Acidente com ônibus e automóvel no bairro Village, em Cachoeiro

Leia mais