A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí abriu a Chamada Pública Escolar, que define as datas para a transferência interna de alunos matriculados nas escolas da rede municipal e também quando será aberta a pré-matrícula para quem não está matriculado em instituições de ensino do município para 2021.
A Chamada Pública Escolar, que começa nesta segunda-feira (30), tem como objetivo assegurar o acesso dos estudantes às unidades públicas que oferecem o ensino fundamental e médio, e a sua permanência no processo de escolarização, começando pela rematrícula para os alunos que já estão matriculados e estudando na rede municipal.
O processo vai ocorrer pelo sistema Sislame Web, via internet, sendo aberto primeiro o período para rematrícula e depois as transferências, quando o estudante permanece na rede, mas solicita ingressar em outra escola, para só então acontecer a pré-matrícula de novos alunos.
A rematrícula acontecerá automaticamente no sistema, após o fechamento do ano letivo de 2020, e confirmada com a assinatura e atualização de cadastro, no início do ano letivo de 2021, por pais ou responsáveis.
Convocação
As escolas irão divulgar, por meio de aplicativo da internet, além do site e redes sociais da prefeitura, convocação aos pais dos alunos que não irão permanecer na escola em que o aluno está matriculado a se manifestarem, porque irão participar de outra fase da Chamada Pública: a Transferência Interna que começa nesta segunda-feira (30) e segue até o dia 4 de dezembro, para os alunos matriculados e estudando na rede municipal, na educação infantil – creche maternal III, pré I e pré II, além do 1º ao 9 ano do ensino fundamental.
A Seme informou que poderá ser manifestado o interesse por outra escola, mas não há garantia de vaga, o que depende daquelas que sobrarem da rematrícula.
“Nessa fase quem tem interesse em trocar de escola, em nossa rede municipal, poderá fazer a inscrição, mas só será atendido se houver vaga”, afirma o secretário municipal de Educação Interino, Liomar Luciano de Oliveira.
Já os que não permanecerão por motivo de mudança de município ou para rede particular, deverão comparecer à secretaria da escola para pedir a transferência.
Pré-matrícula
A fase de pré-matrícula, de 7 a 11 de dezembro, é direcionada para os alunos que não fazem parte da rede, estudaram em escola particular, nunca estudaram, vêm da rede estadual, ou de outra cidade no ano de 2020 e pretendem vaga na educação infantil pré I, pré II, 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Os resultados de todas as fases da Chamada Pública – Transferência Interna e Pré-Matrícula – serão disponibilizados na secretaria da escola onde foi pretendia a vaga, no período de 21 a 23 de dezembro.
A confirmação da matrícula deverá ser feita entre 28 e 30 de dezembro, na escola em que foi garantida a vaga, das 8 às 17 horas, levando os documentos necessários.
O estudante que não tiver acesso à internet pode se dirigir a uma das escolas da rede pública municipal para realizar a sua solicitação de transferência interna ou pré-matrícula. Em caso de dúvida, basta entrar em contato pelo telefone (28)3553-3384, das 8 às 11horas e das 13 às 17 horas, ou procurar uma escola da rede municipal.
Documentos para efetivação da matrícula
• Certidão de nascimento ou de casamento;
• Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;
• Comprovante de residência do aluno, por meio da fatura de energia elétrica do mês anterior.
• Título de eleitor e Certificado de Alistamento Militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;
• Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.
• RG e/ou CPF (caso o aluno possua);
• RG e CPF do pai/mãe ou responsável pelo aluno;
• Cartão do Programa Bolsa Família (caso seja participante);
• Cartão de Vacinação do aluno;
• Cartão do SUS Municipal do aluno.
• Foto 3×4 do aluno.
Passo a passo transferência
• Acesse o link disponível no site da Prefeitura de Guaçuí (www.guacui.es.gov.br), onde será redirecionado para o sistema. Nela, a pessoa irá informar o CPF (sem pontos e traço) do responsável cadastrado no Silema Web e na escola que o filho estuda, no ano de 2020, no campo “Login”. E no campo da “Senha”, deverá digitar os 6 primeiros números do CPF do responsável (também sem ponto e traço).
• Então, a pessoa será redirecionada para a página onde vai selecionar o menu “Chamada Pública e selecionar “Transferência Interna”.
• Será exibida uma tela, onde o responsável vai preencher apenas os campos “Critérios adicionais” e “Opção de Escola” – “1ª Opção” e “2ª Opção” (obrigatório colocar duas opções de escola, caso contrário a escola irá alocar o aluno na escola mais próxima da residência ou na que houver vaga).
• Logo após, deve clicar em “Solicitar Transferência Interna”. O sistema vai gerar um protocolo para o responsável salvar no celular, tirar uma foto ou imprimir para ser arquivado, que deverá ser apresentado na escola.
• Feito o procedimento, aguardar o resultado que será divulgado na escola que selecionou como opção de escolha por vaga.
Passo a passo para acesso da pré-matrícula
• Acesse o link disponível no site da Prefeitura de Guaçuí, onde o responsável será direcionado ao sistema que apresentará a mensagem de boas vindas configuradas na fase “Pré-Matrícula”. Clique em “OK”, para iniciar o preenchimento da inscrição.
• Serão apresentadas as informações registradas na configuração da fase “Pré-Matrícula”, no campo “Instruções ao Candidato”. Em seguida, devem ser preenchidos todos os campos de 1 ao 6.
• Na última aba do formulário de inscrição, será apresentado um resumo das informações preenchidas anteriormente. A pessoa deve conferir todas as informações que foram preenchidas e, após se certificar que está tudo correto, vai clicar em “Solicitar Pré-Matrícula”, para efetivar a inscrição.
• Uma tela de confirmação será apresentada. Então, basta clicar em “Sim” para efetivar a pré-matrícula e obter seu comprovante de solicitação. No final do comprovante será informado o login e senha do responsável para o acompanhamento do resultado.