ter 5/março/2024 04:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Para situações emergenciais, a Rope conta com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GCM Foto: Divulgação/PMCI

Guarda Civil Municipal leva Ronda Escolar às unidades da rede municipal

redacao
Redação Dia a Dia

Com o início das aulas, nesta semana, a Guarda Civil Municipal (CGM) levará, novamente, a Ronda de Prevenção Escolar (Rope) às unidades da rede municipal de Cachoeiro, visando garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade escolar.

Dessa forma, agentes visitam as escolas municipais nos horários de entrada e saída dos alunos, e, também, realizam reuniões com gestores e equipes pedagógicas das unidades para apresentar as ações da Rope.

Além disso, os profissionais levam atividades como palestras e interações lúdicas com os alunos de todas as etapas de ensino, com foco em temas como respeito e disciplina, conforme a demanda de cada escola.

Os guardas realizam as ações mediante a uma divisão por regiões. Além disso, os gestores escolares também são orientados a acionar a Rope em situações que demandem a presença dos guardas no entorno das unidades.

Para situações emergenciais, a Rope conta com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GCM.

“Nesse ano, teremos, também, um importante auxílio: o apoio da Central de Vídeo Monitoramento que, em tempo real, monitora as escolas com câmeras próximas, e as vias onde transitam alunos, funcionários, responsáveis. Qualquer atitude suspeita, os profissionais do vídeo monitoramento estarão acionando a GCM para o devido apoio”, explica a superintendente da Guarda Civil Municipal, Edinete Fraga Mendes.

“Ter a presença dos profissionais da Guarda Civil devota mais segurança para as comunidades escolares. É uma estratégia que temos adotado há anos e temos colhidos bons frutos”, expressa o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), Ruy Guedes.

Dicas de segurança

Nos primeiros dias do ano letivo, a GCM também desenvolve nas escolas um trabalho de conscientização, com distribuição de material informativo contendo dicas de segurança e atitudes preventivas para alunos e pais. Confira algumas delas:

1 – Não converse com estranhos: sempre fique atento ao movimento de pessoas estranhas e recuse balas, doces ou qualquer outro objeto de pessoas desconhecidas.

2 – Não aceite carona de estranhos: não entre em veículos de pessoas que você não conheça.

3 – Veículos suspeitos: atenção a veículos que passem diversas vezes em frente a um determinado ponto.

4 – Ruas movimentadas: procure andar em ruas com mais movimento de pessoas e na companhia de amigos.

5 – Permaneça em sala de aula: os alunos devem ficar na sala de aula até o término das atividades.

6 – Após as aulas, ir direto para casa: evite mudar de trajeto e ficar por muito tempo ao redor da unidade depois das aulas; se for a outros locais antes de ir para casa, mantenha pais ou responsáveis legais avisados.

7 – Assalto: em caso de assalto, nunca reaja; tome cuidado com movimentos bruscos, tente manter a calma e saia sem resistência;

8 – Transporte escolar (pais/responsáveis): procure referência do profissional ou da empresa contratada; verifique o estado de conservação do veículo e se tem autorização para trabalhar.

Alegre_Caparao

Cachoeiro e Alegre recebem oficinas para construir plano “ES 500 anos”

GCM

Guarda Municipal apreende moto com placa adulterada em Cachoeiro

envelhecimento

Geração Z sofre de envelhecimento precoce. Por quê?

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

Leia mais