O Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), no bairro Sumaré, abriu na manhã desta segunda-feira (1º) 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, que serão destinados a pacientes com conduta clínica não cirúrgica. Neles não haverá atendimento para a Covid-19.
Os pacientes que ocuparão os novos leitos abertos terão critério de entrada, portanto, não vão interferir, nem colocar em risco os atendimentos da maternidade, neonatologia e pediatria.
O ato de abertura de vagas de UTI contou com a presença de representantes da saúde, como o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor da Silva Coelho; o superintende da Saúde da Região Sul, José Maria Justo; o deputado estadual Marcos Mansur, entre outras autoridades.
Fôlego no sistema
A abertura dos novos leitos, segundo o superintendente do Hifa, Jailton Pedroso, foi uma solicitação do governo do Estado para desafogar o atendimento na Santa Casa, hoje referência no atendimento à Covid-19, e também a região Sul por meio da Central de Regulação de Vagas.
“Queremos fazer o melhor pra essa estrutura. Como a maternidade mudou em Cachoeiro de Itapemirim o conceito de humanização e da assistência, nós também queremos fazer um diferencial técnico e humano aqui nessa nova estrutura”, ressaltou Jailton.
Segundo o superintendente da Saúde da Região Sul, José Maria Justo, a necessidade de leitos de UTI para casos graves continua grande.
“Por isso a importância da abertura desse espaço, para que a população não fique desassistida e em paralelo seja dada a assistência devida às instituições que precisam de suporte para atender mais pacientes com diagnóstico de Covid-19”, explicou.
Esforço
O prefeito Victor da Silva Coelho aproveitou para agradecer o esforço e empenho da equipe do Hifa por finalizar as obras em tempo recorde.
“Só temos a agradecer pelo esforço que todos estão fazendo e pela união com o governo e também com outras entidades filantrópicas. A qualidade técnica e profissional do Hifa se mostra nos resultados que acompanhamos com frequência. Nós temos muitas barreiras a vencer ainda, mas acredito que juntos, com o empenho da população vamos passar por tudo isso da melhor forma possível”, disse.